INPA reúne instituições de Ciência e Tecnologia de RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Vários órgãos de pesquisa de Rondônia estão reunidos hoje (16) no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para participar da 'Oficina de Ciência, Tecnologia e Inovação – Estratégias de atuação do INPA em Rondônia', promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A espectativa é que a reunião tenha como resultado a identificação das necessidades de Ciência e Tecnologia em Rondônia, fornecendo uma base para que o INPA possa traçar um plano de ação para atuar no Estado e, dessa forma, formar um núcleo integrado de pesquisa juntamente com as várias instituições.
Segundo um dos coordenadores do INPA, Estevão Monteiro de Paula, o Instituto já possui um núcleo em Rondônia, localizado na Universidade Federal de Rondônia (Unir), mas que será ampliado em sua capacidade física e de pessoal. “O novo núcleo deve ficar pronto até o final do próximo ano. Neste momento, queremos unir forças com os órgãos de pesquisa que já atuam em Rondônia e trabalharmos juntos em projetos de Ciência e Tecnologia”, afirmou.
Na oficina, as instituições de Rondônia apresentam suas pesquisas em mineração, meio ambiente, saúde, agricultura, pecuária e na área social, e participam na identificação das necessidades de novos projetos científicos de acordo com a realidade do Estado.
Amanhã (17), os pesquisadores do INPA continuarão reunidos no Sipam, onde farão uma avaliação dos resultados da reunião de hoje e das demandas de Ciência e Tecnologia identificadas em Rondônia.
MCT
O coordenador-geral das unidades de pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Carlos Oití Berbert, esteve presente à oficina e explicou qual é a política ministerial para a região amazônica. Segundo ele, o MCT quer regionalizar as pesquisas científicas e, dessa forma, contemplar a diversidade da Amazônia.
“O MCT possui três institutos de pesquisa na Amazônia e está fomentando a criação de núcleos regionais de Ciência e Tecnologia encabeçados por estes institutos”, informou. Segundo o coordenador, o INPA criará quatro núcleos regionais - em Porto Velho, Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e São Gabriel da Cachoeira (AM). O Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, formará núcleos em Santarém (PA) e Macapá (AP). Em Tefé (AM), já atua o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
“O MCT está investindo para fomentar a pesquisa em todo o país e tem olhado com atenção para a Amazônia. A criação e o fortalecimento destes núcleos regionais de pesquisa são exemplos disto”, finalizou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!