“O Administrador como profissional liberal” foi o tema abordado na palestra ministrada pelo Conselheiro Federal de Administração Roberto Marcondes Filinto da Silva realizada no anfiteatro das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA na última quinta-feira, 13 de setembro.
Conforme o palestrante, Roberto Filinto, o tema, até aquele momento inédito, foi especialmente escolhido e foi apresentado pela primeira vez para professores e acadêmicos da FIMCA e convidados que ali estiveram para prestigiar o evento. “A escolha desse tema nasceu do fato de percebermos que atualmente o administrador tem de ter o foco mais voltado para o empreendedorismo”.
Durante a palestra foram abordados os mais diversos temas ligados a Administração como o sistema do Conselho Federal de Administração e Conselho Regional de Administração, no caso de Rondônia e Acre. O ensino da Administração procurando mostrar a quantidade de profissionais que estão no mercado e quanto à concorrência representativa em termos quantitativos.
Foram abordados ainda os resultados de uma pesquisa realizada recentemente pelo Conselho Federal de Administração mostrando as competências, conhecimentos, atividades e as habilidades que estão sendo requeridas pelo mercado de trabalho. A forma de atuação do administrador como profissional liberal assim como o perfil e as características desse profissional.
Roberto fez questão de ressaltar sua satisfação ao receber o convite para realizar palestra em homenagem ao Dia do Administrador, convite feito pelo presidente do Conselho Regional de Administração, Renné André Valente Lobo e a acolhida do coordenador do Curso de Administração da FIMCA, professor Ademar Scheidt e dos diretores da FIMCA, Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho.
O palestrante Roberto Filinto, cujo número de registro é o número 01, fez parte do grupo que fundou o Conselho Regional de Administração no Mato Grosso do Sul em 1993 quando o Conselho se desmembrou de São Paulo. O Dia do Administrador é comemorado no dia 09 de setembro, data em que há 42 anos, em 1965, foi editada a Lei que regula o exercício profissional do Administrador.
O coordenador do Curso de Administração da FIMCA, professor Ademar Scheidt declarou que “o sucesso da palestra se deve a abordagem de temas importantes que o Conselheiro expôs com propriedade de quem conhece profundamente a profissão e tenho certeza que os acadêmicos, os docentes e profissionais que assistiram à palestra puderam adquirir mais conhecimentos sobre o que é ser um Administrador”.