Vacinação contra rubéola e sarampo continua até sexta

Vacinação contra rubéola e sarampo continua até sexta

Vacinação contra  rubéola e  sarampo continua até sexta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A campanha de vacinação contra a rubéola e o sarampo prossegue, em Vilhena, até sexta-feira (12). No sábado passado, (30), todas as unidades de Saúde do município, pontos fixos e volantes estiveram à disposição da população para a vacinação. O setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já registra um total de 21.474 pessoas vacinadas entre homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, o que equivale a 90,08% da meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS). Portanto, calcula-se que até o prazo final da vacinação, Vilhena deve superar a meta do MS quanto ao número de pessoas vacinadas contra as doenças. “Graças à conscientização e responsabilidade da população vilhenense, o município apresenta – a cada campanha – resultados positivos que contribuem para a Saúde pública”, apontou o prefeito Marlon Donadon.     

 
Alcançar a meta - Além da vacina disponível nas unidades de Saúde, a equipe do Setor de Imunização vai prosseguir com a vacinação nas empresas do município, onde há grande concentração de pessoas.
 
Iniciativa antecipada - A data oficial de início da campanha foi em 09 de agosto, mas em Vilhena a vacinação foi antecipada pela prefeitura em um mês. Nesse período, a equipe do Setor de Imunização percorreu as empresas, o comércio e as instituições de ensino e vacinou cerca de 20 mil pessoas contra a rubéola e o sarampo.
 
Transmissão da rubéola - A rubéola é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que apresenta alto contágio e transmissibilidade de pessoa a pessoa, por via respiratória. Quando atinge a mulher grávida, pode causar abortos, o bebê pode nascer morto ou prematuro e com baixo peso. Além disso, a rubéola pode ser transmitida ao feto e o bebê poderá nascer com a Síndrome da Rubéola Congênita.
 
Sintomas – Após aspirar o vírus da doença, após o período de incubação, normalmente de 20 dias, começa a apresentar febre não elevada, manchas vermelhas pelo corpo, ínguas no pescoço e na nuca.
 
Como evitar - A única prevenção contra a rubéola é a vacinação. A vacina contém o vírus atenuado (enfraquecido), mas com capacidade de induzir o organismo humano a produzir anticorpos conta a doença. 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS