A Casa do Adolescente Sentenciado tem hoje 149 internos, porém a capacidade da Casa é para cerca de 55.
A Casa do Adolescente Sentenciado, localizada na avenida Rio de Janeiro, ao lado do Sesi, tem capacidade de cerca de 60 internos, porém a mesa Casa possui hoje 149 menores infratores. O diretor Marcos Ferreira afirma que o Juizado da Infância e Adolescência fez uma expectativa de 230 menores internos até o fim deste ano, ou seja uma superlotação de mais 283% da capacidade normal da Casa.
O diretor que assumiu o cargo na última quarta-feira, afirma que medidas serão tomadas para evitar mortes como a do menor assassinado a golpes de chuncho nesta quinta, tinha rixa com os companheiros de cela. Os internos agora serão separados por vários critérios como; gravidade do delito, rixa, endereços entre outros.
O advogado Rodrigo Batista reclama da ação do Ministério Público, que determina que, mesmo os infratores que cometem pequenos delitos, sejam internados na Casa, mesmo que a lei preveja penas alternativas, o que causa o inchaço na instituição e dificuldade de ressocialização dos infratores. Para ele, a solução para o problema de superlotação seria o cumprimento dessas penas alternativas.
Segundo o diretor, revistas nas celas e pavilhões são realizadas esporadicamente. Na semana passada foram encontrados chunchos e outras armas artesanais.