Termina nessa sexta-feira (05) Fórum Regional de Conselhos Estaduais de Educação

Termina nessa sexta-feira (05) Fórum Regional de Conselhos Estaduais de Educação

Termina nessa sexta-feira (05) Fórum Regional de Conselhos Estaduais de Educação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Porto Velho está sediando até esta sexta-feira (5) mais uma Reunião do Fórum Regional de Conselhos Estaduais de Educação da Região Norte, aberta na tarde dessa quarta-feira, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). Entre os temas, destacam-se a educação profissional, à distância, no campo, a infantil com a inclusão da criança de seis anos no ensino fundamental, além da educação para a diversidade, que inclui a indígena, a especial e a das relações étnico-raciais e direitos humanos.
 
Conforme a presidente do Conselho Estadual de Educação de Rondônia, Francisca Batista, o evento, que acontece pela segunda vez na Capital rondoniense, tem por objetivo promover a articulação entre os conselheiros dos sete Estados da região e representantes dos Conselhos do Ceará, Bahia, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, esse último representado por Geraldo Glossi Júnior, presidente do Fórum do Norte e do Conselho do Mato Grosso e vice-presidente Fórum do Centro-Oeste; além de Francisco Aparecido Cordão, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Também fazem parte das propostas a implementação de estratégias e medidas que atendam às necessidades educacionais da sociedade.
 
Ao representar a secretária estadual de Educação, Marli Cahulla, que participa de um seminário na Argentina, o adjunto da Seduc, Pascoal de Aguiar, afirmou que o Governo de Rondônia não tem medido esforços para continuar elevando os índices de qualidade da educação confirmados pelos exames nacionais. Ele citou como exemplo o Programa de Financiamento a Projetos Escolares (Profipes), que funciona como excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem por incentivar os alunos à pesquisa de assuntos que posteriormente são apresentados em exposições ou feiras da ciência.
 
Com relação aos temas pautados para a reunião, o presidente do Fórum do Norte, Geraldo Júnior, disse que no caso da educação profissional a reivindicação é para o retorno do cadastro nacional de cursos técnicos, enquanto a educação para a diversidade requer a formação de parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, que na abertura da reunião estava representada pelo promotor auxiliar, Átila Sales.
 

A solenidade contou ainda com a presença do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Paulo Santos, apresentação do coral do Ministério Público e um breve histórico interativo sobre a formação e potencialidades econômico-sociais e culturais dos Estados da região Norte antecedendo a entrada das respectivas bandeiras. Várias atrações culturais acontecem no decorrer da reunião intercalando as palestras proferidas por especialistas do Ministério da Educação, da Seduc, Unir e dos demais Estados participantes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS