O Governo do Estado está apoiando o projeto Farmácia Escola, que tem como objetivo capacitar pessoas de dezesseis a trinta anos para atuar no mercado de trabalho. Conforme anunciou na solenidade de lançamento do curso no semestre passado, o governando Ivo Cassol vai nomear três egressos da primeira turma para atuar no setor farmacêutico da sua administração.
Durante a formatura que aconteceu na noite da última quinta – feira, no Spasso Multieventos em Porto Velho, foram sorteados os nomes de Maria Cristina Gonçalves, 22, e Auxiliadora da Cunha, 23.
A concluinte Débora Gleiciane da Silva, 24, foi escolhida sem sorteio porque se destacou como a melhor aluna da turma, muito embora todos os 64 candidatos estejam aptos, tendo em vista que cumpriram com os pré-requisitos das aulas teóricas e práticas do curso que começou com cem participantes.
“Competência e dedicação são fundamentais para atuar no meu governo”, disse o governador para justificar porque estava dando a oportunidade as três jovens que atuarão diretamente na área de medicamentos dos órgãos da esfera estadual, atendendo unidades de saúde como o Hospital de Base, João Paulo, Cemetron, entre outras. Os demais formandos integraram o banco de talentos do grupo machados e deverão ser contratados brevemente.
Lançado pelo Grupo Machado, que entre os seus negócios estão dez farmácias na Capital da Rede Econômica de Drogarias, o Projeto Farmácia Escola acabou ampliando os objetivos, conforme o seu idealizador , o empresário Valdeci Cavalcante Machado. “A proposta era profissionalizar essas pessoas, dando oportunidade de emprego, inclusive para preencher apenas o nosso banco de talentos, mas outras corporações como a Brasil Telecon se interessaram em contratar nossos formandos”, observou o executivo.
O Senac do Rio Grande do Norte está interessado em lançar em Natal um projeto inspirado no Farmácia Escola. A idéia que surgiu em Rondônia e está sendo apresentada em todo o Brasil pelo seu mentor Valdeci Cavalcante nas reuniões em que ele participa em outros estados como membro da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios- Abradilan-, será implantada pela Rede de Drogarias Farma 100 de São Paulo formada por mais de sessenta farmácias.
Rogério Aparecido Garcia, presidente da corporação paulista, participou da formatura do Farmácia Escola juntamente com o diretor nacional do laboratório Teuto, o qual é parceiro na iniciativa, Carlos Gaêta, gerente de Marketing da Abradilan e o professor Fábio Heck, reitor da Faculdade Católica de Rondônia, responsável pela certificação dos concluintes. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Oveira, o deputado estadual, Miguel Sena e o deputado federal Lindomar Garçom, também participaram da cerimônia e se comprometeram em apoiar o Projeto Farmácia Escola, que já está formando uma nova turma para este ano.