O governo de Rondônia está capacitando os educadores da rede ensino para trabalhar junto ao Projeto do Livro Didático (PLD), órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável pela política de execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Rondônia foi destaque pelo quarto ano consecutivo em ações desenvolvidas pelo Programa do Livro Didático, recebendo, inclusive, referências do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), este último órgão gestor do PNLD.
O treinamento começou no último dia 13, com previsão de encerramento para novembro, segundo informa a sub-gerente do programa no Estado, professora Sandra Feitosa. A meta, ainda segundo Feitosa, é instruir os educadores sobre o controle, distribuição, conservação e devolução do livro didático.
Entre os municípios que receberam treinamento, destacam-se Buritis, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Cujubim, Campo Novo, Alto Paraíso, Rio Crespo, Vale do Anari e Monte Negro. “Atenderemos todas as escolas dos municípios e distritos rondonienses, sobretudo levando informações sobre o processo de devolução do livro didático”, observa.
A educadora aproveitou a oportunidade para lembrar que, a partir de novembro, estarão chegando às escolas da rede pública os livros de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história, direcionados aos alunos de 5 a 8 séries.
Em Porto Velho, segundo a educadora, a capacitação aconteceu nas escolas Carmela Dutra, Duque de Caxias, Barão de Solimões, Samaritana e Marise Castiel. “O trabalho prossegue e esperamos que Rondônia volte a se destacar no manuseio e devolução do livro didático novamente”, finalizou a educadora.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Chefe de gabinete da Presidência da República recebe vítimas de Corumbiara
*
ProUni: 2.500 alunos ganham bolsa-permanência