ARTIGO : A periferia grita - Por Hamilton Lima

ARTIGO : A periferia grita - Por Hamilton Lima

ARTIGO : A periferia grita  - Por Hamilton Lima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Existe cultura, existe arte, existe gente que respira e critica o sistema, em busca de identidade própria, do resgate da dignidade dos seus ancestrais. Jovens descendentes dos seres originários da Amazônia mesclados com descendentes de homens e mulheres forçados a deixar o continente africano se juntaram na luta genética e intelectual para gritar suas poesias, rabiscar sua arte e escrever também. Antes isolados em alguns grupos, foram compilados no periódico C. Jovem, que conta com apoio da Prefeitura de Porto Velho e grupos de base espalhados pelo município. Os garotos do Quilomboclada, e outros grupos culturais estão gerando novidades, divulgando as culturas indígena, africana, buscando grupos que divulgam música pop e erudita, os frutos de uma Rondônia que pouca gente conhece ou reconhece. Grafiteiros, movimento Hip Hop, artistas de teatro, poetas, todos estão ganhando espaço no periódico. O trabalho de resgate não é fácil. Existem dificuldades tanto na questão de ajustar os colaboradores quanto na busca de pautas, que embora ricas, precisam de um suporte material para serem desenroladas. O vocalista conhecido popularmente como Boca é um dos articuladores do Caderno Jovem, que conta ainda com Edneide Arruda, Samuel, Professor Chiquinho, Hely Chateaubriand, Coletivo Jovem, Chicão, José Augusto, Cátia Cernov, Zezinho Maranhão, Carlos Mettal, entre outros. A luta dos divulgadores da cultura popular esbarra na falta de sensibilidade de alguns veículos da mídia, sempre atenta para movimentos artísticos ligados a empresários, e a existência do veículo C. Jovem vem suprir de certa forma as carências que os filhos de proletários vivem no dia-a-dia. O C. Jovem é uma proposta que merece consideração da população de Porto Velho, que é carente em todos os setores, e através da liberdade editorial pode expressar seu descontentamento e sua ânsia de conquistar um lugar ao sol, longe da oficialidade que normalmente permeia redações de veículos. A linha editorial é de busca de consciência, de liberdade criativa e resgate social. C. Jovem é uma válvula de escape para um segmento importante da sociedade, a quem se atribui o futuro e normalmente se nega o presente. C. Jovem veio para enriquecer Porto Velho, que se mostra pobre nas opções políticas enquanto rica em possibilidades de discussão. Hamilton de Lima e Souza – Professor universitário *VEJA TAMBÉM: * ARTIGO - O que será: Cultuador da Falácia ou do Sofisma? - Davi Nogueira * ARTIGO - Agosto cinzento: nossa urbe sob o fosco espetáculo da fumaça - Por Altair Santos (Tatá)¹
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS