Grupo de Geoprecessamento da Ulbra em Diretório nacional

Grupo de Geoprecessamento da Ulbra em Diretório nacional

Grupo de Geoprecessamento da Ulbra em Diretório nacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 

O curso de Sistemas de Informação do Instituto Luterano de Ensino Superior ILES/ULBRA de Porto Velho consegue mais uma conquista, desta vez em âmbito nacional. O Grupo de Geoprocessamento do ILES/ULBRA foi certificado pela ULBRA nacional e incluído no cadastro nacional de grupos de pesquisa. O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é mantido pelo CNPq e consiste numa base de dados que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País.

Conforme o Prof. Luis Fernando Bueno, coordenador do grupo, “a inserção do grupo no diretório e a certificação por parte da Instituição, atesta a seriedade do trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe”. Ainda segundo o Professor, “o cadastro no Diretório de Grupo de Pesquisa no Brasil contribui para a divulgação dos bons trabalhos do Grupo de Geoprocessamento do ILES/ULBRA”, conclui. O cadastro do CNPq pode ser acessado livremente pela Internet. No registro do Grupo de Geoprocessamento foram especificadas duas linhas de pesquisa: Tecnologias de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas.

 

A linha de pesquisa Tecnologias de Geoprocessamento objetiva pesquisar e analisar as técnicas, metodologias, normatizações, componentes e requisitos para a implantação de infra-estrutura para armazenamento e distribuição de dados espaciais. As tecnologias de banco de dados espaciais envolvendo a modelagem de dados e a construção de bases de dados. E por último a análise e interpretação da aplicação da tecnologia de geoprocessamento para a resolução de problemas no cenário regional, estadual e nacional. Já a linha de pesquisa Sistemas de Informações Geográficas prevê a pesquisa, análise, interpretação de sistemas de informação geográficas na totalidade do seu uso.

 

O grupo vem se destacando no que diz respeito à divulgação da tecnologia de Geoprocessamento. Desde o ano passado a equipe apresenta suas produções em congressos nacionais e internacionais, além de ter oferecido cursos de capacitação para acadêmicos e profissionais de órgãos parceiros. Além disso, as duas edições do Seminário de Geoprocessamento do ILES/ULBRA reuniram acadêmicos e profissionais vindos de todo o Estado de Rondônia e palestrantes reconhecidos em sua área de atuação.

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS