A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen), através da Escola Penitenciária, inicia nesta segunda-feira (20) o Curso de Capacitação de Agentes Penitenciários emergenciais e efetivos para cerca de 80 servidores em Porto Velho. Abertura será no Auditório do Sest-Senat, às 8 horas.
De acordo com a diretora da Escola, Orlene Carvalho, este será o último pólo do Curso que já foi realizado para todos os agentes penitenciários do interior do estado. “Com esta última etapa na Capital, são mais de 1000 servidores capacitados pela Escola com o objetivo de melhor atuarem nos presídios de Rondônia”, declarou.
A metodologia da Capacitação que tem a duração de 12 dias, abrange áreas específicas de legislação, tratamento da pessoa baseada nos direitos humanos, técnica operacional, psicologia criminal, ética profissional, gerenciamento e negociação em situações de crise, noções de armamento e tiro, e diversas outras matérias afins. “A grade curricular visa dotar o operador penitenciário dos meios e conhecimentos necessários para atuar com presteza e responsabilidade no sistema prisional”, enfatizou a diretora.
O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, destacou o compromisso do Governo do Estado em valorizar os seus servidores. “Este curso faz parte da política do governador Ivo Cassol de valorização dos agentes penitenciários, considerando que nunca o sistema prisional rondoniense recebeu tanto investimento para o reaparelhamento e melhorias das condições de trabalho como tem ocorrido no atual Governo”, frisou.