Incra/RO cria assentamento sustentável em Guajará-Mirim

Incra/RO cria assentamento sustentável em Guajará-Mirim

Incra/RO cria assentamento sustentável em Guajará-Mirim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia criou o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Dom Xavier Rey, no distrito de Surpresa, município de Guajará-Mirim, com capacidade para assentar 80 famílias, em uma área aproximada de 32 mil hectares. A criação do PDS foi uma reivindicação da Associação dos Moradores e Agricultores do Distrito de Surpresa (Amdsur), já que a população tradicional residente no distrito, formada em sua maioria por extrativistas e pescadores, estava se sentindo ameaçada pela frente de exploração dos madeireiros e pecuaristas. Localizado em terras da União, na gleba Dois de Maio, o PDS está na zona 2, sub-zona 2.1 da Lei do Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico de Rondônia, onde só são permitidas modalidades de assentamento baseadas em manejo florestal sustentável. As famílias que moram na região sobrevivem das atividades extrativistas, da pesca e de pequena atividade agrícola às margens do rio Mamoré, voltadas quase exclusivamente para a subsistência e comercialização de alguns excedentes como farinha de mandioca e banana. Com a criação do PDS passam a integrar o Programa Nacional de Reforma Agrária, tendo acesso a investimentos em infra-estrutura, créditos e assessoria técnica. O nome do assentamento é uma homenagem a Dom Francisco Xavier Rey, religioso franco-brasileiro que foi bispo de Guajará-Mirim na década de 30 do século passado. Seu grande legado para a região foi a organização da Festa do Divino. *VEJA TAMBÉM: * Desastre no Peru é sentido em Guajará-Mirim e Costa Marques * Recomendação de Ministério Público acaba na exoneração de 47 servidores comissionados em 5 municípios de RO
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS