Ji-Paraná comemora dia do padroeiro nessa quinta-feira (16)

Ji-Paraná comemora dia do padroeiro nessa quinta-feira (16)

Ji-Paraná comemora dia do padroeiro nessa quinta-feira (16)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Paróquia São João Bosco, organiza para essa quinta-feira, 16, uma carreta alusiva ao dia do padroeiro que percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade homenagem Santo Padroeiro. A Carreata terá inicio às 14 horas. Uma das organizadoras, Zenilda Martins da Hora, diz que além dos eventos realizados pela Paróquia, as comunidades também terão programações festivas durante o restante da semana. Zenilda disse que pelo fato de ser feriado, a expectativa do número de participantes na carreata e nos demais eventos são as melhores possíveis. "A exemplo dos outros anos teremos, com certeza, a participação maciça das comunidades", frisou.
Percurso da carreata
Saíndo de frente a Catedral, Centro, seguindo pelas comunidades Rainha da Paz, São Pedro, Santa Luzia, Divino Espírito Santo, Profeta Isaias, Maria Auxiliadora, Santa Perpétua, Nossa Senhora Aparecida, Perpétuo Socorro, São Judas e São Pedro. A carreata retornará pela BR-364 e Avenida Marechal Rondon e fará concentração em frente ao Feirão do Produtor, Centro, onde serão realizadas celebração eucarística e apresentações culturais.
João Bosco, o educador
São João Bosco, um grande educador e defensor dos jovens. Ele, que nasceu em 1815, era filho de uma humilde família de camponeses. Ainda é considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica. Existe no município o Centro do Menor, pertencente à Entidade de Obras Sociais da Paróquia São José. Um local onde é oferecido cursos profissionalizantes de informática, serigrafia, capacitação profissional e mecânica para adolescentes de baixa renda. Acredita-se que este espaço é considerado um fruto de seu trabalho na cidade por estar recebendo bênção e proteção. Segundo Celso Rodrigues, coordenador do centro, a idéia é capacitar os jovens adolescentes para a formação profissional. “O objetivo é ajudar a inserir os alunos no mercado de trabalho, além de ocupar o tempo dos adolescentes formando uma consciência de cidadão honesto e ainda ser um bom cristão, cumprindo a missão do padroeiro da cidade de educação cristã da juventude”, argumentou Celso. O Centro do Menor surgiu em 1985 e desde sua fundação usa a metodologia de São João Bosco, ele (santo) sempre foi muito esforçado e se interessava em aprender tudo o que podia. Anualmente o Centro capacita 150 alunos durante os dois períodos de atividade: manhã e tarde, com adolescentes entre 15 e 17 anos e que estejam estudando. O Centro está localizado à Rua Maringá, bairro Nova Brasília.
O Santo
Um menino sonhador. Um dia teve um sonho incompreensível. Era algo como transformar meninos maus em doces cordeiros. Essa transformação ocorreu a partir do momento em que eles foram tratados com dignidade e respeito. Gostava muito de estar entre os jovens e, acima de tudo, falar do Evangelho de Jesus. Pessoas bondosas apareceram em seu caminho, onde colaboraram e ele pôde estudar. Mesmo com muita dificuldade foi crescendo e estudando até que se ordenou padre. João Bosco morreu em Turim, na Itália, no dia 31 de janeiro de 1888, sendo canonizado por Pio 11º, em 1934.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS