A Paróquia São João Bosco, organiza para essa quinta-feira, 16, uma carreta alusiva ao dia do padroeiro que percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade homenagem Santo Padroeiro. A Carreata terá inicio às 14 horas.
Uma das organizadoras, Zenilda Martins da Hora, diz que além dos eventos realizados pela Paróquia, as comunidades também terão programações festivas durante o restante da semana.
Zenilda disse que pelo fato de ser feriado, a expectativa do número de participantes na carreata e nos demais eventos são as melhores possíveis. "A exemplo dos outros anos teremos, com certeza, a participação maciça das comunidades", frisou.
Percurso da carreata
Saíndo de frente a Catedral, Centro, seguindo pelas comunidades Rainha da Paz, São Pedro, Santa Luzia, Divino Espírito Santo, Profeta Isaias, Maria Auxiliadora, Santa Perpétua, Nossa Senhora Aparecida, Perpétuo Socorro, São Judas e São Pedro. A carreata retornará pela BR-364 e Avenida Marechal Rondon e fará concentração em frente ao Feirão do Produtor, Centro, onde serão realizadas celebração eucarística e apresentações culturais.
João Bosco, o educador
São João Bosco, um grande educador e defensor dos jovens. Ele, que nasceu em 1815, era filho de uma humilde família de camponeses. Ainda é considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica.
Existe no município o Centro do Menor, pertencente à Entidade de Obras Sociais da Paróquia São José. Um local onde é oferecido cursos profissionalizantes de informática, serigrafia, capacitação profissional e mecânica para adolescentes de baixa renda. Acredita-se que este espaço é considerado um fruto de seu trabalho na cidade por estar recebendo bênção e proteção.
Segundo Celso Rodrigues, coordenador do centro, a idéia é capacitar os jovens adolescentes para a formação profissional. “O objetivo é ajudar a inserir os alunos no mercado de trabalho, além de ocupar o tempo dos adolescentes formando uma consciência de cidadão honesto e ainda ser um bom cristão, cumprindo a missão do padroeiro da cidade de educação cristã da juventude”, argumentou Celso.
O Centro do Menor surgiu em 1985 e desde sua fundação usa a metodologia de São João Bosco, ele (santo) sempre foi muito esforçado e se interessava em aprender tudo o que podia. Anualmente o Centro capacita 150 alunos durante os dois períodos de atividade: manhã e tarde, com adolescentes entre 15 e 17 anos e que estejam estudando.
O Centro está localizado à Rua Maringá, bairro Nova Brasília.
O Santo
Um menino sonhador. Um dia teve um sonho incompreensível. Era algo como transformar meninos maus em doces cordeiros. Essa transformação ocorreu a partir do momento em que eles foram tratados com dignidade e respeito. Gostava muito de estar entre os jovens e, acima de tudo, falar do Evangelho de Jesus.
Pessoas bondosas apareceram em seu caminho, onde colaboraram e ele pôde estudar. Mesmo com muita dificuldade foi crescendo e estudando até que se ordenou padre. João Bosco morreu em Turim, na Itália, no dia 31 de janeiro de 1888, sendo canonizado por Pio 11º, em 1934.