O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por decisão do desembargador Sansão Saldanha, concedeu Hábeas Corpus na manhã de sábado, 11, relaxando a prisão do ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon, preso na tarde de sexta-feira, 10. A prisão foi decretada pelo juiz Antonio Peixoto de Paula Luna, sob a alegação de que Melki, no cargo de secretário de coordenação geral do município, estaria praticado “usurpação de poder”, embora um decreto municipal assinado pelo prefeito Marlon Donadon, lhe garanta plenos poderes de gerenciamento da prefeitura.
Melki não chegou a passar a pernoitar na Casa de Detenção. Durante a noite de sexta-feira foi levado para o Hospital Regional, onde permaneceu durante a manhã de sábado. Nas horas em que permaneceu na Casa de Detenção centenas de pessoas se aglomeraram em frente do órgão até o ex-prefeito deixar o local, para lhe prestar solidariedade, o mesmo ocorrendo toda a manhã de sábado no HR.
Os deputados Natan Donadon e Marcos Antonio Donadon, a prefeita de Colorado do Oeste, Miriam Donadon e o prefeito de Vilhena, Marlon Donadon, prestaram solidariedade ao ex-prefeito Melki Donadon, o mesmo ocorrendo com várias lideranças do PMDB, reunidas em Cacoal na manhã de sábado.