A Justiça deferiu Liminar postulada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia determinou para que as Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) se abstenha de desativar e transferir a Usina Térmica Rio Madeira instalada no bairro Nacional, em Porto Velho, para outros Estados conforme fora determinado pela direção da Empresa na semana passada. Em caso de descumprimento desta decisão, foi fixada a multa de R$ 100 mil até o limite de R$ 1 milhão.
A decisão da Diretoria da Eletronorte em desativar e transferir a Usina Térmica Rio Madeira de 90 MW para Manaus e Macapá, causa bastante preocupação para os estados de Rondônia e Acre visto que, o estado do Acre é abastecido pela geração de Rondônia.
Para o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura Rondônia e Acre (Crea/RO-AC), Sindicato dos Urbanitarios de Rondônia (Sindur), Sindicato dos Engenheiros ( Senge) e a Central Única dos Trabalhadores (Cut), a desativação e transferência da usina representam risco potencial de racionamento de energia elétrica no sistema Acre/Rondônia.
De acordo com representantes dessas entidades desativação da Usina Térmica Rio Madeira, é neste momento, inoportuna e com certeza trará grandes prejuízos para a população desses Estados, pois a interligação ao Sistema Interligado Nacional - SIN só ocorrerá ao final do primeiro semestre de 2009.