Neste domingo (12), na segunda edição especial sobre as usinas do Rio Madeira, o programa Universitando exibirá o posicionamento das Ong’s que são contra as instalações das barragens.
O programa, que vai ao ar pela programação regional da Redetv ao meio-dia de domingo, conversou com representantes das Organizações Não-Governamentais Rio Terra, Instituto madeira Vivo e o Grupo de Trabalho da Amazônia, sendo esta última, representante de mais de 400 instituições na região Amazônica.
A matéria foi gravada às margens da cachoeira de Teotônio, um dos mais belos pontos turísticos de Porto Velho, local que também será atingido, caso seja liberada a licença definitiva para o inicio da construção das usinas de jirau e Santo Antônio.
Jaime Gazola, apresentador do programa dominical, explica que a série de matérias sobre o tema, tem o caráter imparcial, tendo como objetivo principal despertar uma maior reflexão sobre as instalações das usinas. “Queremos ampliar esse debate acerca do assunto, a sociedade precisa se aprofundar mais sobre todas as questões que envolvem toda a população rondoniense e, por que não dizer, brasileira”, enfatiza.
“Semana passada exibimos a matéria com o posicionamento do Ibama, neste domingo estaremos levando ao ar o que pensam as organizações que contestam a favor da preservação do Rio madeira e, na semana que vem, a defesa de quem é a favor do empreendimento das usinas. Para encerrar, uma quarta edição especial, onde estudantes e representantes da comunidade estarão participando de um debate para encerrar com chave-de-ouro o especial”, finaliza Jaime.