Tomou posse ao final desta terça-feira (5), em Porto Velho, a primeira diretoria seccional Rondônia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento ocorreu no auditório do Sebrae em Rondônia e contou com proprietários e dirigentes de empresas do ramo de alimentação fora do lar, mesclando juventude e experiência.
A eleição ocorreu por aclamação, sendo escolhido primeiro presidente de administração da Abrasel Rondônia Daniel Resende, enquanto que para presidente do conselho fiscal, Rogério Carvalho. Eles cumprirão mandato de dois anos à frente da entidade, depois de empossados em data ainda a ser marcada.
O ato contou com a participação do presidente do conselho de administração nacional da Abrasel, Célio Salles, e Luciano Bartolomou, diretor nacional de expansão da entidade, além do diretor-técnico do Sebrae/RO, Hiram Rodrigues Leal.
Em menos de 24 horas, Rondônia ganhou, além da seccional, a primeira regional, na cidade de Cacoal, a 375 km da capital rondoniense, onde anualmente acontece o festival gastronômico Cacoal Sabor. A reunião acontece nesta quarta-feira (6).
A escolha da primeira diretoria da Abrasel foi marcada pela defesa da união em busca de objetivos, a começar pela capacitação profissional da mão-de-obra, indo de recepcionistas a chefes de cozinha. Buscar parceiros e recursos para isso, disponíveis no governo federal, que é parceiro da associação, assim como o Sebrae na questão do estímulo ao associativismo.
Tudo é feito pelo incremento do turismo e da boa alimentação fora de domicílio em todo o país, gerando mais trabalho, renda, contribuindo para o crescimento do país, além de participar de festivais gastronômicos. “O setor gastronômico representa, atualmente, 1 milhão de empresas, gerando 6 milhões de empregos e 3,8% do produto interno bruto (PIB) nacional”, afirmou Salles.
O Entendimento geral durante a solenidade de eleição dos presidentes do conselho de administração e conselho fiscal da Abrasel Rondônia é de que o setor “deve se fortalecer, buscar melhorias de funcionamento e atender bem aos clientes”, disse Daniel Rezende, enquanto para Rogério, “a Abrasel é de todo um segmento, devendo ter um plano de trabalho em prol do cliente”, disse Daniel Rezende.
Luciano Bartolomeu explicou que a Abrasel em Rondônia sai graças ao empenho de todos os setores envolvidos no projeto de turismo do Estado, que tem na associação uma grande aliada.
A criação e fortalecimento de entidades ligadas direta ou indiretamente ao turismo e de alimentação, como a Abrasel, é conseqüência e contribui para o fortalecimento do trabalho do Sebrae e parceiros públicos e privados.