Convênio apóia exploração racional de essências florestais em Rondônia

Convênio apóia exploração racional de essências florestais em Rondônia

Convênio apóia exploração racional de essências florestais em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Sebrae/RO firmou na manhã desta quarta-feira (30), em Porto Velho, termo de cooperação técnica e financeira com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no desenvolvimento do projeto de extrativismo em unidades de conservação nas reservas de Maçaranduba, Castanheira e Rio Preto Jacundá, na região dos municípios de Machadinho do Oeste e Vale do Anari, em Rondônia.
 
O termo é a concretização de um trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo há algum tempo com parceiros estratégicos e que resulta no Projeto Estruturante de Manejo Florestal não Madeireiro da Amazônia, envolvendo a exploração racional de seis produtos e essências florestais nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Tocantins, além de Rondônia.
 
No Estado de Rondônia, por exemplo, serão explorados a castanha-do-brasil, óleo de copaíba e extrato de açaí, enquanto que no regional, azeite de andiroba, de babaçu e unha-de-gato. O documento foi assinado pelo diretor-superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves, e pelo secretário Cletho Muniz de Brito, na sede da Sedam. Outros projetos podem ser incluídos no termo de cooperação técnica.
 
Ao ser firmado, o termo estabelece aliança institucional para a realização de ações integradas no apoio técnico e financeiro na execução de projetos extrativistas em unidades de conservação, promovendo seu desenvolvimento econômico e social sustentável, incluindo e respeitando a vocação de populações tradicionais.
 
Pelo acordo firmado, “estamos incentivando a exploração ao máximo da floresta em pé, que dá tanto lucro, ou mais até, caso estivesse no chão”, disse no ato da assinatura o diretor do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves. Ele citou como exemplo o trabalho que já se fez com o projeto Tecido da Floresta.
 
Para o secretário Muniz de Brito, a iniciativa do Sebrae é importante por contribuir com a exploração racional de essências florestais utilizando o conhecimento das populações tradicionais, que deve ser considerado e agregado a qualquer projeto de desenvolvimento sustentável.
 
Fonte: Assessoria
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS