METEOROLOGIA - Umidade do ar baixa em Rondônia

METEOROLOGIA - Umidade do ar baixa em Rondônia

METEOROLOGIA - Umidade do ar baixa em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O oitavo fenômeno da friagem desse ano trouxe além de baixas temperaturas durante a madrugada, uma queda espontânea dos níveis de umidade relativa do ar em Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas. Nos próximos dias, esses Estados permanecem sob Estado de Atenção em virtude da baixa umidade. O ar seco voltou com força ao sul da Amazônia neste final de semana. A intensa massa de ar frio - de característica mais oceânica, que hoje causa recorde de frio no Sul, Sudeste e sul do Nordeste brasileiro - teve força suficiente para chegar até o sul da Região Norte provocando uma nova queda de temperatura. A mínima registrada em Rondônia foi de 13,8°C em Cabixi e 14°C em Vilhena na manhã desta segunda-feira. Junto com o ar frio, a secura também foi bastante notória. Na tarde desse domingo, Rio Branco no Acre registrou às 15 horas (local), apenas 12% de umidade relativa, valor este considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Estado de Emergência. Em Rondônia, os menores valores registrados também no domingo foram de 22% em Ji-Paraná e 24% em Vilhena, valores considerados como Estado de Atenção. Nesta semana, o ar seco deve reinar firme e forte em todo o Estado. Muitas cidades permanecerão sob Estado de Atenção e até Estado de Alerta, em virtude da falta de umidade no ar. A OMS classifica valores entre 30% e 20% como Estado de Atenção, entre 20% e 12% como Estado de Alerta e abaixo de 12% como Estado de Emergência. A falta de umidade no ar afeta diretamente o ser humano. Micoses, problemas respiratórios e circulatórios, cansaço, fadiga e até paradas cardio-respiratórias já foram registradas devido à baixa umidade. A OMS recomenda evitar lugares muito fechados, com aglomeração de pessoas, evitar exposição muito tempo ao sol entre 10 e 17 horas e tomar muita água. Dentro de casa recomenda-se usar toalhas molhadas na cabeceira da cama e bacias com água nos quartos. Evite manter folhagens ou qualquer outro tipo de planta natural dentro de casa. Durante o dia, as plantas ajudam na renovação do ar. Sugam o gás carbônico e transformam em oxigênio, mas no período da noite elas são como nós. Sugam o oxigeno e liberam ainda mais gás carbônico. *VEJA TAMBÉM: * METEOROLOGIA - Próxima madrugada promete ser a mais fria do ano em Rondônia * METEOROLOGIA - Ar frio paira no sul de Rondônia
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS