Acontece entre esta quinta, 31 de julho, e 3 de agosto, próximo domingo, em Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, o 1º Encontro Estadual de Agroecologia. O evento busca evidenciar a produção de alimentos agroecológicos, com a realização de mesas redondas e oficinas temáticas, importantes para construção no Estado da cultura da agroecologia.
O objetivo do encontro sustenta-se na proposta, de forma participativa, de ações e iniciativas que viabilizem a construção de um cenário para a produção familiar, explorando de forma sustentável os recursos naturais sintonizadas com ações sociais nos processos produtivos.
A ação é da Articulação Rondoniense de Agroecologia (Aroa), envolvendo entidades não-governamentais, governamentais e movimentos sociais sensibilizados com a necessidade de desenvolver sistemas de produção sustentável.
Participam do encontro representantes de agricultores, da agricultura familiar, extrativistas, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados, pescadores, além de estudantes e técnicos, além de mulheres.
O encontro tem ainda outros objetivos como a disseminação de informações e ações, enquanto a Aroa busca o fortalecimento do sistema de produção familiar e tradicional com base no encontro estadual.
Além de sua agenda básica, o encontro oferecerá também aos participantes um festival de sementes crioulas, que tem como meta a divulgação dessa tecnologia popular, além de resgatar e valorizar a biodiversidade da região, artesanato tradicional, além de variada agenda cultural – músicas, filmes, exposições e comidas típicas.
A realização do encontro é uma ação da Aroa, pelas seguintes organizações: Projeto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Projeto Terra Sem Males, Ceplac, Embrapa, Fetagro, Projeto Reca, Projeto Natureza Viva, Cooacaram/Acaram, CPT, ADA-Açaí, EFA, STTR, IBAMA, Sematur-Ouro Preto, DFDA, Incra, Alpa, Coopflora, Cootraron, Organização Panderej, Territórios, Via Campesina, MST, MPA e MAB.
Fonte: Assessoria