Ministro afasta o petista Osvaldo Pittaluga do Ibama de Rondônia

Ministro afasta o petista Osvaldo Pittaluga do Ibama de Rondônia

Ministro afasta o petista Osvaldo Pittaluga do Ibama de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, determinou neste domingo, 27, o afastamento do superintendente do Ibama de Rondônia, Oswaldo Luiz Pittaluga. Auditoria interna do Ibama, divulgada pelo jornal "O Globo", acusa Pittaluga de doar 36 motosserras e duas serrarias para o Movimento Camponês Corumbiara (MCC) , entre outras irregularidades. Ligado ao PT, Pittaluga estava no cargo desde o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A demissão de Pittaluga foi acertada entre Carlos Minc e o presidente do Ibama, Roberto Messias.
- Dizem que o movimento é parceiro, aliado. Tipo assim : os latifundiários não podem desmatar, mas nossa turma pode. Isso é totalmente contraditório com minha gestão - disse Minc.
O ministro disse que já sabia do resultado da auditoria, mas decidiu exonerar Pittaluga do cargo depois da divulgação da reportagem sobre o assunto na edição deste domingo do "Globo". Para Minc, fora de posto de comando, Pittaluga terá todas as condições para se explicar até o final da sindicância interna.
O superintendente será substituído por um técnico de carreira do próprio Ibama. O nome deve ser anunciado ainda nesta segunda-feira por Roberto Messias. Para Minc, a política de proteção ambiental está em situação delicada e, por isso, não seria esperar a conclusão da sindicância para deliberar sobre a permanência de Pittaluga no cargo.
- Tivemos que tomar a decisão logo. É meio complicado ficar assim. Estamos em meio a uma guerra contra o desmatamento - afirmou.
O MCC é uma dissidência do MST e foi o responsável pela ocupação da fazenda Santa Elina, em agosto de 1995, em Corumbiara, que resultou num massacre e mortes de sem-terras. A auditoria concluiu que Pittaluga favoreceu o movimento e descumpriu uma série de critérios de doação de bens apreendidos.
Pittaluga negou que tenha cometido irregularidades, mas admitiu que pode ter sido induzido a erro pela comissão de doação, formada por servidores de carreira do Ibama.
Leia também:

Comunidade quer presença de MP para liberar Pittaluga e  delegado

Explicação de Pittaluga não convence membros do GGI

Reunião tensa do GGI com comunidade Vila Samuel resulta em TAC

 

 

 



 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS