Os alunos da escola de pilotagem do Aeroclube de Rondônia realizarão exame para aquisição do brevê de Piloto Aviador no dia 4 de agosto. As inscrições para o próximo curso encontram-se abertas podendo inscrever-se qualquer pessoa de ambos os sexos, maiores de 16 anos.
As aulas da próxima turma iniciam na próxima quarta-feira (06), as 19h30min na sala de aula do Aeroclube de Rondônia. As matrículas serão feitas na secretaria do Aeroclube de Rondônia que fica na Estrada 13 de setembro – N° 931, em horário comercial até o dia do inicio das aulas. Os telefones para mais informações são: (69) 3227-2481 ou 9986-1161 com o Sr. Enio.
Vários alunos formados no Aeroclube de Rondônia encontram-se em Grandes Empresas de Linha Aérea, Empresas Regionais, Táxis Aéreos ou em Curso Superior de Aviação Civil (Ciências Aeronáuticas).
No ato da matrícula, será fornecida ao candidato uma lista de materiais e documentos que deverão ser entregues até o inicio do curso.
A taxa de inscrição será de 80 Reais com direito a receber duas camisetas pólo bordadas com o emblema do curso e o nome do aluno. As aulas teóricas encerrarão no dia 10 de novembro, véspera dos exames realizados pelo ANAC - Agencia Nacional de Aviação Civil.
O horário das aulas é das 19h15min as 22h45min de segunda-feira a sexta-feira, podendo ser utilizados os finais de semana para aulas extras, filmes, visita aos órgãos do sistema de aviação e outras atividades.
O exame:
É composto por cinco provas: Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia, Navegação Aérea, Teoria de Vôo e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves e Motores.
Aulas práticas:
Compreende um total de 40 horas/vôo no mínimo, que serão feitas em horários obrigatoriamente diurnos a critério do aluno. Nessas aulas o aluno aprenderá a pilotar a aeronave, através de exercícios de coordenação, curvas, procedimentos de pouso, decolagem, emergências simuladas, comunicação com a Torre de Controle, etc. Após cumprir programa de vôo, o aluno será encaminhado para o exame prático, que será feito por um Examinador credenciado pelo Sistema de Aviação Civil de maneira semelhante ao exame prático de motorista de carros.
Piloto Privado de Avião:
O Piloto Privado é reservista da Força Aérea e poderá voar aeronaves monomotoras terrestres em todo território nacional.
A licença de Piloto Privado de Avião (PPA):
É a porta de entrada para a carreira aeronáutica porque essa habilitação é pré-requisito para o candidato que pretende fazer o curso de Piloto Comercial.
O Curso de PPA proporciona economia para aqueles jovens que pretendem prestar vestibular para o Curso Superior de Ciências Aeronáuticas, pois, sendo piloto privado, pode ingressar no curso superior a partir do segundo semestre obtendo assim uma boa economia no processo de sua formação.