A intensa onda de frio prevista dias atrás já começa mostrar sua potência no Sul do Brasil. Nesta terça-feira, os termômetros marcaram incríveis 7°C negativos nas serras de Santa Catarina. Para quem aprecia o frio, uma nova onda polar chega ao final de semana na Região. Em Rondônia, duas friagens podem atingir o Estado até domingo.
Nesta terça-feira, a temperatura mínima atingiu 6°C abaixo de zero, com 15,2°C negativos na relva (junto ao solo) no Distrito de Cruzeiro, em São Joaquim-SC. Açudes, rios e lagos congelaram completamente, fato esse registrado apenas na onda de frio do ano 2000. Na zona urbana de São Joaquim, a temperatura mínima chegou a 4,8°C negativos. Em Urupema, também no Planalto sul-catarinense, a estação meteorológica da cidade registrou 7°C negativos, segundo informações da prefeitura.
O gelo obrigou a Policia Rodoviária Estadual de Santa Catarina a utilizar sal desde a noite de segunda-feira em trechos da rodovia SC-438, a fim de conseguir derreter o gelo das pistas escorregadias e que estavam oferecendo riscos de acidentes.
No Rio Grande do Sul, os efeitos da grande onda de frio foram mais notórios na região de São José dos Ausentes, que registrou mínima de apenas 4°C negativos.
A intensa frente-fria prevista dias atrás e tão comentada no blog De olho no tempo - Rondônia, é por enquanto, a onda de frio mais intensa dos últimos 10 anos na Região Sul. No final da tarde desta terça-feira, os termômetros despencaram também no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com queda de até 15°C.
Em Rondônia, os reflexos dessa mega onda de frio serão notórios já a partir da tarde desta quarta-feira, com a chegada de mais um fenômeno da friagem na Amazônia. Entre quinta e sexta-feira, pode fazer até 10°C nas regiões de Vilhena e Costa Marques.
Uma outra onda de frio já está se organizando no oceano pacifico e tão logo deve atingir o continente no final de semana. O novo pulso frio também poderá atingir a Amazônia provocando, portanto, a oitava friagem do ano em Rondônia. Mais uma vez, as mínimas ficarão muito próximas de 10°C no Cone Sul. No restante do Estado o frio também chega só que com menos intensidade variando entre 13°C e 16°C.
Dados: CPTEC/INPE – MetSul