MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 14H40 PARA CORREÇÃO DE INFORMAÇÃOVeja vídeo no final do texto
No início da tarde de segunda-feira (21) um grupo de moradores do bairro Jardim das Mangueiras, zona Leste de Porto Velho, fechou o acesso na avenida José Vieira Caúla entre as avenidas Rio Madeira e Guaporé, protestando contra a falta de asfalto e a paralisação das obras que acabaram provocando um grande acúmulo de poeira naquela região, afetando comércio e residências. Alguns moradores acusam a empresa que presta serviço ao município, a Uni Engenharia, de ter paralisado o canteiro de obras por falta de pagamento aos funcionários que ali trabalham.
Uma placa feita com madeira, do tipo compensado, foi disposta em uma das barreiras montadas pelos moradores, aproximadamente a 300 metros da avenida Rio Madeira, na Rua 04, onde aponta que a paralisação da obra é mediante falta de pagamento aos funcionários da empreiteira. A placa indica que os próprios funcionários a escreveram e colocaram no local estratégico.
DESCONHECIMENTO E MEDIÇÃO
A empresa Uni é responsável pelo serviço de infra-estrutura urbana (drenagem, terraplanagem, pavimentação e obras complementares) do bairro Jardim das Mangueiras, dentro do perímetro que comporta as avenidas José Vieira Caúla e Carlos Gomes, conforme contrato 034/PGM/2008, processos nº 11.0176/2007 e 11.0177/2007 (valor do contrato de R$ 7.598.101, 84), e, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura a falta de pagamento da contratada em relação aos seus funcionários não é de conhecimento da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), pois não existe essa possibilidade e a empresa não informou à prefeitura o motivo da paralisação.
A assessoria do município informou à reportagem que a prefeitura possui técnicos que fazem a medição na obra executada, ou seja, eles analisam a área trabalhada e mediante relatório do que foi visto e medido é repassado a verba para a empresa executora. Como exemplo a assessoria informou que a empresa fez duas galerias, os fiscais vão lá e medem, fazem o cálculo em relação à planilha da obra e encaminham para que seja efetuado o pagamento à empreiteira depois do serviço concluído.
A assessoria informou que agilizou procedimento de apuração junto a Uni Engenharia para saber que problema ocorreu naquele setor.
VEJA TAMBÉM:
*- Empresa que realiza obra no Jardim das Mangueiras promete entregar serviço em setembro e descarta falta de pagamento