Comandante da Companhia de Trânsito recebe a Promotora de Justiça da Vara da Auditoria Militar
A Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, da 13ª Promotoria de Justiça, foi recebida nesta quinta-feira (19) pelo Comandante da Companhia de Trânsito da Polícia Militar de Rondônia, Major Neil Aldrin Gonzaga. A visita faz parte de uma estratégia adotada pela Promotora, desde que assumiu a Promotoria da Vara da Auditoria Militar, com o objetivo de aproximar o Ministério Público de Rondônia das unidades militares.
Segundo a Promotora, o maior número de queixas recebidas pela Promotoria da Vara da Auditoria Militar em relação à Companhia de Trânsito diz respeito a abordagens feitas pelos Policiais Militares aos cidadãos que cometem algum tipo de infração de trânsito.
Há quatro anos no Comando da Companhia de Trânsito, o Major Gonzaga reconhece que o trabalho policial é muito difícil. “Tem hora que a sociedade quer bem a polícia, em outras não, dependendo das circunstâncias”.
A Companhia de Trânsito é composta hoje por um efetivo de 150 policiais militares. Por dia são registradas cerca de 10 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, que são de âmbito administrativo. Na área de crimes de trânsito, essa média cai para uma ocorrência por dia.
No ano passado, ocorreram 80 mortes no trânsito só em Porto Velho. Durante o dia, o policiamento de trânsito é feito com a utilização de duas viaturas para o policiamento de trânsito, além de seis a oito motos nas ruas. O Comandante da Companhia de Trânsito acrescenta que foi implantado um programa de informática que garante o controle total de todos os autos de infração de trânsito registrados pelos po