O governador Ivo Cassol anunciou esta semana que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou a sua proposta e se comprometeu a liberar recursos da Suframa para que o Governo de Rondônia possa adquirir máquinas e equipamentos para formar patrulhas mecanizadas para a recuperação de estradas vicinais nos municípios.
“Essa sugestão havia sido apresentada no último encontro de governadores com o presidente: a Suframa repassaria o recurso ao Governo, que compraria o maquinário para realizar obras nas estradas municipais e ficaria responsável pela manutenção e contratação de mão-de-obra. No encontro que tive com Lula, na última terça (10/07) reforcei o pedido e ele garantiu que vai autorizar a liberação dos cerca de R$ 35,6 milhões para a compra das máquinas e equipamentos”, informou Cassol.
De acordo com o governador, o projeto prevê a aquisição de oito tratores de esteira, 24 patrolas, 30 caçambas, caminhão melosa, retroescavadeiras e outros equipamentos. A frota seria dividida em patrulhas mecanizadas, utilizada para a recuperação, manutenção, encascalhamento e abertura de estradas vicinais e estradas nos municípios rondonienses. “O Governo do Estado ficaria responsável com o pessoal, combustível e a manutenção do maquinário. A nossa meta é fazer entre 3 mil a 4 mil quilômetros de estrada por ano, ajudando aos municípios e ampliando as ações da administração estadual na manutenção das estradas”, observou Ivo Cassol.
Para o governador, é importante a atuação do governo, garantindo a boa trafegabilidade nas estradas. “Muitas estradas foram apenas aberta e nunca receberam nenhum tipo de manutenção. Com a aquisição desse maquinário, a Capital, por exemplo, que enfrenta dificuldades para manter as estradas em boas condições, seria atendida com esse serviço”, ressaltou o governador.
Cassol reafirmou a sua intenção em ampliar o Fundo de Infra-Estrutura de Transportes e Habitação (Fitha), que repassa aos municípios os recursos para a recuperação das estradas.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Inscrições para o concurso do Detran vão até dia 18 nos Correios
*
Termina nesta sexta Conferência Estadual de Políticas para Mulheres