Visitar oficialmente os Poderes constituídos do Estado de Rondônia visando estreitar os laços de amizade com a nação libanesa, e também a comunidade desse país no Estado foi o que trouxe a Porto Velho o Embaixador da República do Líbano no Brasil, Fouad El-Khoury, recebido em audiência na manhã de hoje (6) pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado.
O Embaixador chegou à Corte de Justiça Rondoniense acompanhado do presidente da Sociedade de Cultura Libanesa em Rondônia, Mikael Esber e dos membros da entidade Yusef Abil e Muhammad Zaglout. Por cerca de quarenta minutos Fouad El-Khoury conversou com o Desembargador Moreira Chagas sobre os acontecimentos no Oriente Médio e o esforço que faz o seu país, com apoio da ONU, na busca de uma paz duradoura.
Desembargadores e juízes que se encontravam na Corte, no momento da visita, fizeram uma breve pausa nas suas atividades para ir ao gabinete da Presidência cumprimentar o Embaixador.
No Tribunal de Justiça o Embaixador El-Khoury conheceu o Desembargador Renato Mimessi, com o qual disse possuir parentesco (primo) e também o juiz Raduan Miguel, que é filho de libaneses e se encontra convocado para o Tribunal de Justiça, em substituição a Desembargador e que tem um irmão também na magistratura do Estado, o juiz Alexandre Miguel, convocado para atuar no Tribunal de Justiça como Auxiliar da Presidência.
Em Rondônia a comunidade libanesa é formada por cerca de 2 mil famílias, segundo o presidente da Sociedade de Cultura Libanesa no Estado, Mikael Esber. No Brasil, há 7 milhões de emigrantes libaneses, de acordo com informações oficiais divulgadas por órgãos do governo libanês.
Além do Tribunal de Justiça, o Embaixador Fouad El-Khoury agendou visita ao Palácio do Governo do Estado, à Prefeitura do Município de Porto Velho e à Assembléia Legislativa Estadual.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Tribunal de Justiça de Rondônia inaugura nova sede em novembro
*
UNIR matricula dias 09 e 10 calouros de cursos com início no 2º semestre