O governo de Rondônia vem realizando investimentos para garantir o deslocamento dos estudantes da rede de ensino da zona rural e ribeirinha.
De acordo com o responsável pelo setor de Convênios da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Edson da Silva Santos, o governo está possibilitando o acesso ao transporte escolar para 21 mil estudantes que moram na zona rural do Estado.
Os alunos contemplados estão matriculados regularmente no ensino fundamental e médio. Ainda segundo o técnico da Seduc, pelo menos R$ 18 milhões são disponibilizados para atender aos 52 municípios rondonienses, incluindo o trabalho de manutenção, compra de combustível e aquisição de novos veículos.
Para o secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza, o governo estadual custeia o transporte de acordo com a realidade de cada município e o número de alunos matriculados na rede pública. “Também levamos em conta, por exemplo, a necessidade que cada escola apresenta”, observou Lustoza.
O secretário lembrou, ainda, que além do transporte terrestre, o governo oferece o transporte fluvial para os alunos das zonas ribeirinhas, a exemplo dos estudantes que residem nas localidades de Calama, Jacy-Paraná e Cujubim Grande.
“O governo facilita e possibilita o acesso ao transporte – fluvial e terrestre – para que os alunos possam usufruir de uma educação de qualidade e tenham maior permanência em sala de aula”, completou o secretário.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Comissão da Sesdec percorre Rondônia para criar Conselho Municipal de Segurança
*
Hospital de Base inaugura sala de leitura para pacientes e servidores