Jaru (RO) ganhou no último dia 29 de junho seu primeiro núcleo do Projeto Empreender, através de convênio firmado entre a prefeitura municipal e o Sebrae em Rondônia, garantindo ações de capacitação aos membros dos núcleos setoriais, informou o consultor do projeto, economista Aroldo Vasconcelos.
O Empreender é uma ação de articulação que, além de envolver Sebrae e prefeituras, tem um importante parceiro: a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Rondônia (Facer).
A partir de agora, Jaru passa a contar com três núcleos setoriais do Empreender, nos ramos de bares, lanchonetes e restaurantes, apicultores e jovens empreendedores, totalizando 39 participantes, que terão cinco cursos, totalizando 92 horas de treinamento.
De acordo com Aroldo Vasconcelos, a Associação Comercial e Industrial de Jaru cedeu o espaço físico e fez a mobilização dos participantes. A prefeitura aporta recursos financeiros, enquanto Sebrae e Facer “coordenam o trabalho de consultoria da metodologia do Empreender”.
Ele explica, ainda, que "a meta é encerrar o ano de 2007 com cinco núcleos setoriais e cem empreendedores treinados” e formalizando seus próprios pequenos negócios, atuando em 2008 de forma organizada no mercado local.
Estímulo
Vasconcelos informa que o Empreender tem provocado uma mudança comportamental e empreendedores e em empresários, que se tornam pessoas proativas. O mesmo trabalho vem sendo articulado junto às prefeituras de Ji-Paraná, Vilhena, Rolim de Moura, Porto Velho e Nova Brasilândia. “O Empreender em Rondônia retoma, definitivamente, sua força e sua capacidade associativa, cumprindo metas estabelecidas pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional, gerando resultados para os pequenos negócios nos municípios”.