Sebrae e apicultores de Vilhena participam da 22ª Expovil

Sebrae e apicultores de Vilhena participam da 22ª Expovil

Sebrae e apicultores de Vilhena participam da 22ª Expovil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sebrae está participando da 22ª Exposição Agropecuária de Vilhena, que teve início no último sábado (30). O escritório local disponibilizou um estande para a Cooperativa dos Apicultores Portal da Amazônia (Cooapa) para exposição de produtos feitos pelos apicultores associados e suas famílias. A parceria do Sebrae com a Cooapa se deu através do programa Proápis, que atende também aos produtores das cidades de Colorado do Oeste e Cerejeiras. A união permitiu que os apicultores tivessem acesso a linhas de crédito nos bancos de fomento à produção e a informações sobre como melhorar o agronegócio mel. Para isso, o Sebrae disponibilizou uma série de cursos para os associados da Cooapa. O superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, participou da abertura da Expovil, na noite de sábado, e comentou sobre o apoio aos pequenos produtores. “O nosso objetivo é fazer com que ele (produtor) agregue valor à sua propriedade. Queremos proporcionar alternativas de renda. Estamos também organizando o processo de associações e criando novas lideranças. Temos que agradecer o apoio do governo do Estado e das prefeituras nesse processo, que foi imprescindível”, declarou. A Coopa surgiu em 2003 e conta com 37 apicultores. O mel produzido na região sul de Rondônia é considerado de excelente qualidade e livre de agrotóxico, pois é colhido direto no cerrado, em áreas livres de contaminação. A produção anual é de 100 toneladas de mel, representando mais da metade da produção rondoniense. Um dos apicultores filiados a Cooapa é Juarez Bruno Silveira. Ele avaliou que a parceira da cooperativa com o Sebrae foi de vital importância para que agronegócio do mel na região do Cone Sul se desenvolvesse. “Além de melhorar a nossa renda, o nome Sebrae dá um peso ao nosso produto no mercado”, disse. Visando tornar a produção do mel um agronegócio familiar entre os membros da Cooapa, o Sebrae realizou alguns cursos para as esposas dos associados. Durante as aulas, são ensinadas as técnicas para a fabricação de produtos derivados do mel como sabonetes e pães. “Além unir mais a família, nos garante uma renda. Os produtos estão tendo uma grande procura”, diz Jocely Martinho Nascimento, esposa de apicultor da Cooapa e uma das alunas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS