Rondônia debate ensino étnico-racial durante Encontro em Brasília

Rondônia debate ensino étnico-racial durante Encontro em Brasília

Rondônia debate ensino étnico-racial durante Encontro em Brasília

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a proposta de discutir a implementação das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais, o secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Edinaldo Lustoza, designou a técnica Carmem Denise, da Gerência de Educação (GE/Seduc), para participar nesta terça e quarta-feira (1 e 2) de um Encontro Nacional em Brasília. O evento acontece na Academia de Tênis, reunindo educadores de todo o País que depois serão multiplicadores para os que estão nas salas de aula. De acordo com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), grande parte dos professores da educação básica no Brasil tem dificuldades para incluir em sala de aula a temática étnico-racial, que desde janeiro de 2003, tornou-se obrigatória no currículo oficial de escolas públicas e privadas de ensinos fundamental e médio, dentro da disciplina história e cultura afro-brasileira, criada pela conforme a Lei 10.639. Conforme a coordenadora-geral de Diversidade da Secad, Leonor Franco de Araújo, os professores têm dificuldades no ensino dessa temática porque não recebem essa formação durante a graduação. Por isso, durante o encontro, segundo ela, gestores de sistemas escolares, professores, representantes dos movimentos sociais e membros de conselhos municipais e estaduais de educação discutem também a formação continuada de professores e a elaboração de material didático apropriado a este ensino. “O MEC já investe na formação continuada de professores, mas é preciso criar um referencial único, a partir da elaboração do plano nacional, para que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo étnico-racial. Além disso, vamos trabalhar junto às instituições de ensino superior para que incluam a temática na formação dos professores”, disse, acrescentando que a expectativa é que o plano nacional para implementação da lei seja apresentado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, no mês de agosto. “Por determinação do governador Ivo Cassol, nossos educadores têm participado de todas as discussões importantes, que visam à melhoria da qualidade do ensino público em Rondônia”, disse o secretário Lustoza, reforçando que este Encontro é um dos mais importantes por tratar de um tema que há anos era abordado de forma superficial na educação brasileira. “Agora é hora de corrigirmos esta falha passando para os nossos descendentes, de forma detalhada, a contribuição de todas as raças para o desenvolvimento do nosso País através desta nova disciplina”, concluiu Lustoza.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS