Operação Pacarana apreende mais de 300 metros cúbicos de madeira ilegal em Espigão
Um trabalho em conjunto entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, e Polícia Ambiental, realizaram na madrugada desta segunda-feira (30), em Espigão do Oeste, a maior apreensão de madeira da Região.
Pelo menos, 21 caminhões do tipo bi-trem carregados de madeira, toco e trucados foram aprendidos carregados de madeiras totalmente ilícitas, retiradas no município de Espigão do Oeste.
Onze caminhões ficaram aprendidos no pátio do quartel da Polícia Militar de Pimenta Bueno, e os demais foram encaminhados para o município de Cacoal, onde motoristas e proprietários de madeireiras vão responder a processo criminal pelo transporte ilegal da madeira.
A apreensão faz parte de um trabalho da política ambiental do Governo do Estado de Rondônia que tem tomado todos os procedimentos necessários para coibir a extração ilegal de madeira.
Segundo as informações, a madeira apreendida tem origem nas reservas indígenas dos Índios Zoró e Suruí, no distrito de Pacarana. Ainda segundo as Informações, uma investigação vinha sendo feita há muito tempo na região, uma vez que o município de Espigão do Oeste tem vários planos de manejo para extração legal com aprovação recente, mas o volume de madeira que estava circulando pela região é infinitamente maior que o previsto nos planos de manejo.
São mais de trezentos metros cúbicos de madeira no total, sendo elas de várias espécies, ipê, caxeta, ibirema, maçaranduba e outras.