Amazonas - Concurso para professor da Ufam é suspenso por irregularidades

Amazonas - Concurso para professor da Ufam é suspenso por irregularidades

Amazonas - Concurso para professor da Ufam é suspenso por irregularidades

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O concurso para os cargos de professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi suspenso ontem (27) pela juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara da Justiça Federal. A informação é do jornal Diário do Amazonas. O motivo seria irregularidades nos editais que abriram vagas para Manaus e o interior. A ação é movida pelo Ministério Público Federal (MPF). A liminar evitou a realização das provas do concurso para a Faculdade de Direito, que estavam marcadas para hoje (28). Da decisão ainda cabe recurso ao processo que deu entrada na última segunda-feira. O MPF questiona a legalidade dos editais 005, 006, 007, 008, 009 e 013 publicados este ano, bem como nas Resoluções 002 e 003/2006, que os regulamentam, que vão desde a ausência de reserva de vagas para portadores de necessidades especiais previstas em lei, até a violação aos princípios constitucionais da publicidade e da meritocracia, bem como ao da economicidade, isonomia, impessoalidade e eficiência. Irregularidades Outro ponto destacado é a quebra do sigilo das provas, a fim de se resguardar a impessoalidade do certame. Na fase destinada à leitura da prova escrita, não houve qualquer argüição acerca de seu conteúdo, o que não justifica a atribuição de uma nova nota, muito menos que isso fosse feito anteriormente à divulgação da nota da prova escrita. O edital também não apresenta motivações para que a publicação do resultado final seja restrito a duas vezes a quantidade de vagas previstas para cada cargo, o que fere o mencionado princípio da economicidade, vez que haveria um novo concurso caso o número de vagas fosse reduzido e os primeiros colocados não assumissem o cargo. Constatou-se, também, uma violação ao princípio do concurso público, ao permitir que outros candidatos, aprovados em outras instituições federais de Ensino Superior, pudessem assumir os cargos oferecidos na Ufam.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS