A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instituiu o Grupo de Trabalho (GT) “Políticas para a graduação” com o objetivo de discutir e propor políticas para a graduação (bacharelado e licenciatura) no âmbito da instituição. O GT é formado por professores dos vários núcleos e campi, pela vice-reitora, professora doutora Maria Ivonete Barbosa Tamboril, pela pró-reitora de graduação, professora doutora Nair Ferreira Gurgel do Amaral e pelo diretor de apoio às políticas acadêmicas, professor doutor Antonio Cláudio Barbosa Rabello.
A primeira reunião do GT, realizada neste mês, teve como pauta, dentre outros pontos, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o banco de professores-equivalente, o projeto “Universidade Nova”, as ações educativas inclusivas, a avaliação institucional.
A dinâmica de trabalho do GT consistirá no aprofundamento de questões teóricas e legais pertinentes ao tema por meio de oficinas e encontros periódicos a fim de elaborar propostas para implementar políticas para os cursos de graduação da UNIR. “Nossa intenção é, justamente, atuar para avaliar e reformular as diretrizes da graduação, a partir dos currículos dos cursos de bacharelado e licenciatura, considerando a relação ensino, pesquisa e extensão”, afirma a professora Nair Gurgel.
O GT surge em um momento oportuno em que está em pauta a reestruturação e expansão das universidades federais. “A criação do GT é uma exigência para a UNIR. Queremos pensar, de forma concreta, em ações para a graduação, incluindo, políticas de afirmação voltadas, principalmente, para as comunidades tradicionais da Amazônia”, avalia a vice-reitora, professora Ivonete Tamboril. A próxima reunião do GT já está agendada para 16 e 17 de julho.
VEJA TAMBÉM:
Maníaco da Lanterna volta a atacar em Ji-Paraná
Aventura e romance na Trilha dos Namorados