Em plena temporada das feiras agropecuárias, o Governo do Estado apóia este ano nada menos que 27 exposições, entre junho corrente e o próximo dia 21 de setembro, quando o calendário de exposições será concluído, com o encerramento da feira de Rolim de Moura. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social, Marco Antonio Petisco, os convênios com associações e entidades promotoras das exposições devem permitir a realização de reformas em pavilhões, a ampliação de arquibancadas e a recuperação de rede elétricas e hidráulicas.
“Os recursos destinados às feiras em 2008 mais que dobraram em relação ao ano passado, como forma de prestigiar e reconhecer o esforço do homem do campo para que nosso estado alcance os recordes de produtividade que estão sendo registrados em diversas lavouras”, afirmou.
Segundo Petisco, os concursos leiteiros também estão sendo apoiados, na forma de premiações para os animais e criadores que obtiverem destaque em suas regiões: “O leite está na base de uma das cadeias produtivas mais prósperas de Rondônia, e o apoio aos concursos é uma forma gentil e eficaz de incentivar os criadores rondonienses”.
O investimento do Executivo estadual, viabilizado através da SEAPES, vai permitir, entre muitas outras obras e melhorias, a reforma do Parque de Exposições Ovídio Miranda de Brito para a realização da Expovil, em Vilhena, de 28 de junho a 6 de julho, e a ampliação das instalações e da infra-estrutura física do Parque Sebastião Franco da Rocha, em Pimenta Bueno, para a realização da Expobib, entre 6 e 14 de setembro.
Além da Agrishow, que acontece até o próximo domingo em Jaru, o mês de julho terá exposições em Ji-Paraná (5 a 13), Alta Floresta (16 a 20), Alto Alegre dos Parecis (17 a 20), Vale do Paraíso (24 a 27), Parecis (24 a 27) e Mirante da Serra (24 a 27).