O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, aplicou 1.5 milhão de reais na aquisição de equipamentos de última geração que serão utilizados nas cirurgias de joelho, que desde o dia primeiro de junho já estão acontecendo no Hospital de Base, sob a direção do médico Amado Rahal.
Segundo Amado, existe todo um trabalho que vem sendo realizado desde o inicio do ano, para que o Hospital pudesse realizar definitivamente o complexo tratamento de joelho. Médicos, especialista, técnicos e enfermeiros, fisioterapeutas, todos integrados para prestar auxilio na recuperação física dos pacientes que realizam esse tipo de cirurgia.
O secretário de Saúde Milton Moreira, disse que: “essa medida dará ao Estado de Rondônia, uma grande economia, já que existe listados para serem cirurgiados 120 pacientes que se o governo não oferecer esse tratamento em Porto Velho, os custos seriam bem maiores para a União e para a Sesau, com o desconforto do paciente que antes tinha que ser tratado fora de domicílio”.
O governador Ivo Cassol, é enfático em dizer que a economia de qualquer região, depende do padrão de saúde e produção de sua população. “Por isso não medi esforços durante todo o meu primeiro mandato, para que a saúde de Rondônia realmente saia do caos que encontramos em 2001. As conquistas da população nesse setor foram inúmeras e não está sendo diferente neste segundo mandato”, assegura o governador.
Amado Rahal, se reuniu no sábado passado com os coordenadores do programa de cirurgia e tratamento do joelho, médicos para avaliar os resultados dos 14 pacientes que já realizaram essa complexa cirurgia que antes só se fazia no sul e sudeste do país. Só um equipamento que compõe o setor cirúrgico custou um milhão de real e só existe, esse equipamento no norte do Brasil.
O serviço de tratamento do joelho em Porto Velho, já se tornou um referencial de qualidade na saúde pública de Rondônia. O HB já começa receber também paciente de outros Estados do norte e dos países vizinhos como Bolívia e Peru, para a realização de cirurgia do joelho.