O governador Ivo Cassol após retornar de Brasília, onde cobrou do Congresso Nacional projeto de lei para incentivos fiscais sobre IPI, PIS e Confins, anunciou nesta sexta-feira (20), que autorizou uma equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico (Seapes) a rever a concessão de incentivos fiscais a empresas que produzem o couro White Blue no estado. O anúncio foi feito no gabinete do governador na residência oficial na presença do secretário Marco Antonio Pestico, titular da pasta responsável por realizar esse trabalho.
De acordo com o secretário, o couro White Blue que é produzido em Rondônia, sai daqui e vai para outros estados, como Rio Grande do Sul e São Paulo, para ser beneficiado e retorna ao estado para ser utilizado na indústria calçadista. “Queremos que essas empresas que recebem o incentivo fiscal do governo para produzir o couro White blue instalem indústria de beneficiamento de couro no estado. Deve existir cooperação das duas partes, o governo estadual concede os benefícios e as empresas devem dar a contrapartida”, explicou.
A intenção do governo estadual é incentivar os curtumes a realizar todo o processo de beneficiamento do couro no estado, o que resultará investimentos, geração de emprego e competitividade para os produtos produzidos em Rondônia e beneficiará as indústrias de calçados, como a fábrica Altex, da família Testoni, do deputado Alex Testoni, e a Eder Couros, do município de Cacoal.