Ao representar o Governo do Estado na abertura da Semana Nacional Anti-drogas, realizada na manhã desta terça-feira (19), no auditório da OAB, em Porto Velho, chefe da Casa Militar, o tenente-coronel Sávio Lessa, destacou a importância dos debates como forma de apontar medidas, não apenas repressivas, mas também preventivas, contra o problema que deixou de ser típico das grandes cidades, tornando-se grave questão social também nas até então consideradas pacatas cidades. Ele reforçou que a busca da solução é prioridade por que as conseqüências já são bastante conhecidas.
“A política de prevenção tem sido adotada pelo governador Ivo Cassol em todas as áreas administrativas, a exemplo da saúde, por entender que isso implica em menos custos”, completou.
O evento, coordenado pelo Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), segue até o próximo dia 26 com o tema “Rondônia, pela paz e pela vida”. Uma programação diversificada foi preparada, conforme informou o presidente do Conen, Jair Queiroz, incluindo palestras, curso, atividades de esporte e lazer e leilão de bens apreendidos durante as ações de combate ao narcotráfico.
Por ocasião da abertura, o Departamento Nacional de Narcóticos entregou, por meio do Conen, o Diploma Mérito pela Valorização da Vida ao juiz Glodner Pauletto, da Vara de Entorpecentes; ao major/PM Cleudemir Holanda, coordenador estadual do Programa Estadual de Erradicação das Drogas (Proerd), na categoria pessoa física, bem como, ao Núcleo de Saúde, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seapen) e ao Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc), que no ano passado, segundo seu representante João de Deus, apreendeu 170,400 kg de maconha e 256 kg de cocaína, enquanto de janeiro até o mês de junho deste ano já foram 180 kg de maconha.
Depois da palestra do juiz, professor e escritor em Goiânia (GO), Ari Ferreira Queiroz, realizada após a abertura do evento sob o tema “Aspectos penais da nova lei sobre drogas (Lei 11.343), Jair Queiroz disse que o momento mais esperado agora é o curso básico sobre a Abordagem Direta do Inconsciente (ADI), que será ministrado na próxima sexta-feira (22), das 19 às 22 horas e no sábado (23), das 15 às 18 horas, no Colégio Dom Bosco, pela psicóloga Renate Jost Moraes, autora do método “A dimensão humanística no inconsciente – conferência prática.