Porto Velho regulamenta compras governamentais

Porto Velho regulamenta compras governamentais

Porto Velho regulamenta compras governamentais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho, capital de Rondônia, é um dos seis municípios rondonienses que regulamentaram a política de compras governamentais, com a aquisição de todo e qualquer produto, a micro e pequenas empresas. A regulamentação foi feita através do decreto de número 11.003, de 28 de maio, sancionada pelo prefeito Roberto Eduardo Sobrinho e publicado no Diário Oficial do Município. O Estado conta, agora, com seis municípios que adotaram a prática. Além de Porto Velho, também fizeram o mesmo Ariquemes, Corumbiara, Espigão do Oeste, Machadinho do Oeste e Chupinguaia. De acordo com a Lei Geal da Micro e Pequena Empresa, a política pode ser implantada através de decreto ou lei municipal. O decreto, diz o secretário municipal de Administração Joelcimar Sampaio da Silva, é um dos mais flexíveis e modernos. Além de dar prioridade de toda a compra dentro dos limites definidos pela lei geral das MPE, na falta de um produto no território, amplia-se a aquisição para outro município, podendo chegar até o outro Estado geograficamente esteja mais próximo. O secretário diz que o objetivo da lei é gerar renda para o local, priorizando as compras a Porto Velho, mas na falta do produto, “poderemos adquiri-lo nos Estados do Acre, do Amazonas em Mato Grosso. Mas trabalhamos também para evitar que isso ocorra, orientando os fornecedores a melhorarem qualidade e produtividade, além de também nos preocuparmos em solicitar de acordo com a real força de oferta das microempresas, fazendo com que o dinheiro circule o mais próximo possível do município, gerando renda”. O secretário informou também que o decreto está em sintonia com os procedimentos de compras e aquisições da prefeitura. Temos um cadastro de fornecedores, de 2005, que será melhorado, com a adaptação às normas da Lei Geral das MPE. “Já trabalhamos, também, com o sistema de pregão eletrônico, que podemos dizer representar uma economia aproximada de 50% de todas as compras feitas pelo município, algo inédito”. Através da lei complementar 123/06, a prefeitura de Porto Velho já vem adequando a participação das empresas de seu cadastro nesse tratamento diferenciado, “com as micro e pequenas empresas participando em igualdade de condições, com toda a transparência, pagamento dentro do prazo, como determina a lei de responsabilidade fiscal”, reforça o titular da Semad. Seminário No próximo dia 25 de junho, será realizado no auditório do Senac Esplanada, seminário sobre compras governamentais e as vantagens oferecidas às micro e pequenas empresas. Agendado para as 19h30, o evento será apresentado pelo consultor do Sebrae Joelso Andrade, com a participação de Valdenizia de Lima, chefe da divisão de legislação e normas da prefeitura de Porto Velho, esclarecendo os pontos técnicos de licitações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS