Justiça solicita informações da ALE para julgar Mandado de Segurança contra CPI

Justiça solicita informações da ALE para julgar Mandado de Segurança contra CPI

Justiça solicita informações da ALE para julgar Mandado de Segurança contra CPI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Justiça de Rondônia solicitou informações da Assembléia Legislativa sobre a instalação de CPI para investigar o Sintero, para em seguida julgar o Mandado de Segurança impetrado pelo Sintero e pelos deputados estaduais Francisco Galdino Dantas, Ezequiel Neiva, Ribamar Araújo, Neri Firigolo, mais quatro sindicatos e uma federação (CUT, FUNSPRO, SINDSAÚDE, SINSEMPRO, SINSDET e SINDAFISCO). De acordo com a Lei, a Assembléia Legislativa tem 10 dias para prestar as informações. No Mandado de Segurança os sindicatos e os deputados provam que a instalação de CPI contra sindical é inconstitucional, visto que o artigo 8º da Constituição Federal veda a interferência e a intervenção do poder público em entidades sindicais. No despacho que solicita as informações, o desembargador Gabriel Marques de carvalho ressalta que “o parágrafo 3º do artigo 78 da Constituição Federal e o parágrafo 3º do artigo 36 da Constituição estadual autorizam a CPI para fato determinado, em tese de ser investigado nas esferas dos respectivos níveis de Poderes”. O Sintero não constitui nenhum dos poderes e nem recebe recursos públicos. “Embora os impetrantes afirmem que o fato a ser investigado estaria nos autos da Ação Trabalhista buscando isonomia de vencimentos movida contra a União perante a Justiça do Trabalho, e o documento de fls. 235/236, também se refira àquela ação para análise de atendimento ao pedido liminar se faz necessário aguardar as informações da autoridade coatora”, conclui o despacho do desembargador. Parecer jurídico emitido por renomados constitucionalistas de Brasília consideram a CPI inconstitucional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS