Cerca de mil pessoas compareceu para a despedida de Dom Antonio Possamai, Bispo da Diocese de Ji-Paraná. O Bispo deixa a Diocese neste mês, pelas leis da Igreja Católica... >>>
Cerca de mil pessoas compareceu para a despedida de Dom Antonio Possamai, Bispo da Diocese de Ji-Paraná. O Bispo deixa a Diocese neste mês, pelas leis da Igreja Católica todos os Bispos depois dos 75 anos devem se aposentar. Dom Antonio tem hoje 78 anos de idade, nasceu em Santa Catarina e ordenou-se Bispo em 1983.
Comunidades das três paróquias (São João Bosco, São Sebastião e São José) e de outros municípios estiveram presentes. A missa de despedida do Bispo aconteceu nesta quarta-feira (13/07) na Catedral São João Bosco em Ji-Paraná que ficou lotada.
A comunidade recebeu Dom Antonio e Padres Diocesanos que vieram de suas paróquias e cidades da Diocese. O Bom Pastor, assim ficou conhecido, iniciou a celebração com a voz embargada. Centenas de crianças fizeram uma homenagem com flores e bexigas. Emoção não só para o Bispo, mas para todo o povo de Deus.
Jair Bruxel veio de Porto Velho para se despedir do Bispo. "Dom Antonio sempre foi um grande incentivador e inspirador das comunidades eclesiais de base. Ele é um lutador, dando seu exemplo pra essas comunidades, as rurais principalmente, onde o padre chega uma ou duas vezes por ano, e ele com sua força espiritual incentivou o crescimento do povo de Deus", finalizou Jair que participa do Conselho Pastoral da Terra em Rondônia.
Dom Antonio está na Diocese de Ji-Paraná há 24 anos. Uma caminhada que começou no dia cinco de junho de 1983. A Diocese abrange 19 Paróquias nos municípios entre Jaru e Vilhena. O Bom Pastor também se despede de suas ovelhas no dia 24 de junho quando acontecerá a posse do novo Bispo que assumirá a Diocese, Dom Bruno Predron.
Para quem fica, Dom Antonio deixa saudades. "Seria até suspeito falar sobre Dom Antonio, porque eu nunca escondi de ninguém que 50% da minha opção de ser sacerdote hoje é pelo exemplo de Dom Antonio, exemplo de Pastor e de acolhida que ele tem", ressaltou Padre Marcos Bento, Pároco da Paróquia São João Bosco.
A missa de despedida foi marcada por emoção e fé. E saudades é o que Ana Vitória do Prado, que trabalha há quatro anos na casa onde Dom Antonio mora, sente. "Eu vou ficar com muita saudade. Porque trabalhar com ele foi muito bom, a gente aprendeu muitas coisas boas. Só tenho a agradecer a Deus por ter conhecido ele. Ele é mais do que um patrão, é um amigo, um irmão" disse Ana Vitória.
Durante a missa foram feitas várias manifestações de carinho e agradecimento à Dom Antonio. "A gente fica sem palavras pra explica o sentimento que nós temos. A minha fé, toda caminhada católica nasceu na Diocese quando Dom Antonio já estava aqui. É um exemplo de Pastor, aquela pessoa que soube conduzir a Diocese por todos esses anos, dando um rosto cristão e humano, tanto que venha ser um dos Bispos mais respeitado do País. Com certeza uma das Dioceses que mais tem engajamento Pastoral e de Movimentos Sociais", falou Almir Silva e Silva da Paróquia São João Bosco.
Após a Missa na Catedral, todos seguiram para o salão paroquial onde aconteceram várias homenagens, Dom Antonio foi recebido com presentes e abraços. Ganhou um carro da Diocese de Ji-Paraná, para sua surpresa.
"Pra nós foi uma alegria muito grande ter Dom Antonio na frente da nossa Diocese como nosso bom Pastor, ele foi e continuará sendo através dos seus exemplos. "Ele será para nós aquele exemplo de dedicação, doação e acima de tudo de um grande Profeta. Ele denunciou as injustiças e anunciou, não teve medo das perseguições que ele sofreu e hoje é com muita tristeza mas ao mesmo tempo estamos felizes porque ele soube conduzir a nossa igreja", afirmou Vera Márcia da Paróquia São Sebastião.
Para quem conheceu Dom Antonio, fica as lembranças de um Bom Pastor. "Dom Antonio deixa um legado muito importante. O trabalho que ele fez aqui foi único. Nenhum outro bispo conseguirá substituí-lo", finalizou o repórter da Redetv , Jairo Pereira.
A Redevida fez a cobertura do evento que será exibido nesta quinta-feira (14/06) às 12h30 pelo canal 17.