JUSTIÇA RÁPIDA - Dezesseis comarcas vão realizar aproximadamente 1500 audiências em um único dia
A primeira Mega Operação Justiça Rápida Itinerante de 2008 vai movimentar Rondônia no próximo sábado, 14 de junho. Aproximadamente 1500 audiências estão agendadas para acontecer, simultaneamente, em Porto Velho e em mais 15 comarcas do interior. A expectativa é de que o número de audiências ultrapasse 1500, pois algumas comarcas vão continuar realizando triagem até mesmo no dia da operação, como é o caso de Alta Floresta do Oeste.
A Mega Operação Justiça Rápida tem a coordenação-geral da Comissão Coordenadora dos Juizados Especiais do Estado, presidida pelo desembargador Paulo Kiyochi Mori, que vai acompanhar os trabalhos realizados pelos juízes e servidores, na Escola Rio
Branco, em Porto Velho. De acordo com ele, o elevado número de audiências agendadas, deve-se à credibilidade das operações realizadas pelo judiciário estadual e ao empenho dos coordenadores e de suas equipes, proporcionado ao cidadão a solução do seu problema com rapidez e sem burocracia.
Das comarcas que informaram as audiências agendadas para serem realizadas no dia 14, lideram a Comarca de Porto Velho com 601, em seguida, Ariquemes com 188, Nova Brasilândia com 153, Vilhena com 111 e Ji-Paraná com 106.
Na primeira Mega Operação deste ano, diversas comarcas também vão realizar atendimento dentro e fora da sua sede, entre elas, Ariquemes, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Espigão do Oeste e São Miguel do Guaporé. Algumas vão disponibilizar à
população, em paralelo às audiências, serviços extrajudiciais como expedição de carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, título de eleitor, certidão de nascimento, atendimento médico, corte de cabelo, atividades infantis, entre outros, que contam com a participação de prefeituras, Tribunal Regional Eleitoral, secretarias, polícia militar, cartórios extrajudiciais e faculdades.
A Mega Operação Justiça Rápida envolve juízes de direito, promotores de justiça, defensores públicos e servidores do judiciário (conciliadores, escrivães, oficiais de justiça, técnicos judiciários e pessoal de apoio).