O Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), também conhecido como pronto-socorro (PS), chega aos 52 anos como uma referência em saúde para cerca de um milhão de pessoas no Acre, Amazonas, Rondônia, Bolívia e Peru.
O PS realiza entre 700 e 800 atendimentos variados todos os dias, sendo que 80% das consultas poderiam ser realizadas nos centros e postos de saúde existentes na capital. No PS o paciente tem a certeza do atendimento, em qualquer área, e é isso que faz seu diferencial.
Mudanças
Em 2007, o hospital só tinha sete leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e hoje são dez. No ano passado, só havia uma sala de cirurgia e atualmente elas são três.
O Pacto Pela Saúde selado entre o Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco no último dia 26 de maio é uma parceria que irá investir R$ 13,9 milhões em ações básicas de saúde no município. Os exames que hoje colaboram para a superlotação do pronto-socorro serão realizados nas policlínicas.
Histórico
O PS foi inaugurado em 1956 com o nome de Hospital Oswaldo Cruz. Desde então, recebeu outros nomes. A partir de 1999, vive uma fase de expansão e melhoria com investimentos em todos os setores e áreas.
A segurança dos profissionais foi significativamente ampliada nos últimos meses. Francisco Nascimento trabalha no setor de raios-x e recebeu um equipamento chamado dosímetro, que o mantém seguro de níveis não aceitáveis de radiação. Esses avanços estão sendo potencializados com a consolidação da Lei de Gestão Democrática da Saúde.