Terá início entre os dias 23 e 28 de junho, em Porto Velho (RO), em sua primeira fase, o curso de capacitação de consultores na metodologia Estratégia de Abordagem da Cultura da Cooperação (CultCoop). O evento acontecerá no centro de treinamento do Tribunal de Justiça de Rondônia.
O objetivo do curso busca implantar a medotologia em Rondônia para facilitar o desenvolvimento de grupos de pessoas, tornando-as aptas a agir coletivamente, viabilizando objetivos comuns, com base em princípios da cooperação.
Depois de capacitado, o consultor desempenhará papel de tornar oportuno, através do ensino-aprendizagem que o grupo desenvolva a percepção de si e aprenda a atuar na construção de relações sociais novas. A iniciativa pode e deve ser utilizada nos projetos coletivos, territoriais, setoriais, ou mesmo em demanda espontânea.
O curso de capacitação será ministrado pelos instrutores Univaldo Coelho Cardoso e Adriana Brandão Alves, de Minas Gerais. Eles são idealizadores da metodologia CultCoop, adquirida pelo Sebrae Nacional e atualmente desenvolvida nos demais Estados. “A proposta é trabalhar o comportamento da cooperação em grupo e, no caso específico do Sebrae/RO, de projetos coletivos”, diz Maria Cristina.
A formação desses consultores acontecerá de junho de 2008 a fevereiro de 2009, totalizando 176 horas-aula.