Uma falha no sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, durante um período de teste, permitiu a consulta antecipada ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008, prevista para a próxima segunda-feira.
O lote que foi disponibilizado não continha a relação completa de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF's) contemplados no primeiro lote e já foi retirado da página da Receita Federal na internet.
Segundo a assessoria de imprensa da Receita, o lote ainda está em processamento pelos computadores do Serpro e a relação que "vazou" ficou disponibilizada durante pouquíssimo tempo na página.
Ontem (3), a Receita tinha confirmado que a consulta ao primeiro lote estaria disponível na próxima semana, mas não informou o dia com precisão.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a expectativa é de que a maioria das restituições nesse lote seja para contribuintes com mais de 60 anos, em cumprimento ao Estatuto do Idoso, mas também devem estar incluídos outros contribuintes, de acordo com o supervisor.
A consulta ao lote deve ser feita na página da Receita. E os recursos vão estar disponíveis no banco a partir do dia 16 de junho.