GGI reúne membros para combater furtos e roubos de cabos telefônicos e fios elétricos
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) reuniu, nesta manhã, 31, na Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), seus membros efetivos e convidados para tratar sobre furtos e roubos de fios elétricos e cabos telefônicos no estado de Rondônia. Participaram da reunião a Sesdec, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, o Tribunal de Justiça, a Embratel, a Brasil Telecom (BRT), a Vivo e a Eletronorte.
Nesta primeira fase foram discutidos os tipos de ações que podem contribuir com o fim deste crime. Sugestões como: repressão ao crime, conscientização da população, publicidade, projeto de lei para regularização comercial desses materiais e outros ações já efetivas em alguns estados foram apresentados durante o evento.
O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente-coronel Evilásio Sena, declarou que o furto de fio de cobre é crime e dá cadeia e que a Sesdec vai estudar a melhor forma para acabar com esse tipo de crime. Para tanto esclareceu que a comunidade deve se empenhar nesta causa, pois é um problema que afeta todos, prejudicando até mesmo em situações que envolvem risco de morte. "É preciso denunciar os infratores que desrespeitam o direito do cidadão de usufruir um serviço essencial e de utilidade pública, que são interrompidos devidos aos furtos e roubos destes materiais", disse.
De acordo com a BRT, em maio 550 terminais foram afetados por causa dos furtos de cabos telefônicos, sem contar que o prejuízo financeiro foi exorbitante. Assim sendo, os gastos causados por estes crimes poderiam ser investidos na melhoria da prestação de serviços à população evitando prejuízos.