Pelo menos 100 microempresas e empresas de pequeno porte de Rondônia deverão, até a primeira quinzena de dezembro deste ano, estar cadastradas na Bolsa de Negócios Sebrae, oficialmente lançada na última quarta-feira (23) em Brasília. A ferramenta tem a função de promover a aproximação das MPE e parceiros, ajudando a identificar, via intenet, novas oportunidades de negócios.
O lançamento ocorreu durante o seminário Acesso das micro e pequenas empresas ao mercado digital. Além das MPE, também podem integrar o serviço associações e cooperativas formais, que possuam registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
O objetivo do sistema é disponibilizar ambiente digital de negócios cujo ponto de partida é a Bolsa de Negócios, integrado ao novo portal do Sebrae. É uma ferramenta de promoção, interatividade e acesso a mercado. A inclusão das MPE na economia digital, transferência parcial de seus processos, aumentando a competitividade e a participação no mercado.
A Bolsa de Negócios, uma parceria do Sebrae com a empresa câmara-e.net, vinculada à Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, tem linguagem e forma interativa e intuitiva de navegação, estimulando as microempresas a se tornarem usuários ativos desse canal de oportunidade. No ambiente (www.bolsa.sebrae.com.br) não haverá negócios, mas um cadastro e disponibilidades setorizados, com empresas formais que ofertam e demandam produtos e serviços.
O gerente da Unidade de Acesso a Mercado (UAM) do Sebrae em Rondônia, Wanderley Marques, explica que o objetivo da Bolsa eletrônica não é gerar negócios no ambiente, “mas um cadastro em que oferta e procura de produtos e serviços possam identificar-se de acordo com suas demandas”.
Isso significa que a bolsa não tem a pretensão de promover a comercialização direta de produtos e serviços entre as empresas cadastradas. O objetivo é aproximar interesses comuns, num portal que será, também, ambiente em que poderão ser divulgados estudos, pesquisas e eventos de negócios voltados para as micro e pequenas empresas.
A Bolsa de Negócios surge coma missão de repetir o sucesso de sua primeira versão, implementada há aproximadamente 15 anos, mesclando as melhores práticas da primeira iniciativa com os avanços tecnológicos e a popularização do acesso à internet assistidas atualmente.