A Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia realizou no último dia 22 de maio, mais um trabalho de interação Faculdade/Sociedade. Os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do 8º período (C31), sob orientação do Contabilista Ozanan Thales, professor da disciplina de Contabilidade Ambiental, realizaram uma visita ao terminal de descarga de combustíveis no Rio Madeira, visando iniciar um levantamento da situação ambiental e social daquela região. A pesquisa teve grande êxito no sentido em que levou os futuros contabilistas a refletir a respeito de sua responsabilidade ambiental, como também da responsabilidade social.
oportunidade, os estudantes puderam conhecer a Vila dos Milagres, local onde, segundo o professor Ozanan, a população sobrevive num estado degradante, sem ter acesso às mínimas condições de vida, sendo que a maioria deles se alimenta de peixes retirados das águas do Rio Madeira, poluídas por esgotos, combustíveis, latas de tintas etc.
Durante a visita os estudantes fizeram o recolhimento de materiais poluentes e de difícil degradação (garrafas pet, latas, sacolas, latas de tinta, pneus e derivados da borracha); realizaram levantamento da situação social das famílias instaladas no Bairro dos Milagres; fizeram apontamentos dos locais com possíveis vazamentos de combustíveis nas descargas das balsas para os terminais de armazenamento.
Enfim, coletaram dados para se efetuar a mensuração de possíveis danos ambientais ocorridos na área pesquisada e, ainda, um trabalho de conscientização da população, dos pescadores e demais visitantes sobre os riscos derivados da poluição do Rio Madeira.
O professor Ozanan, feliz com o sucesso do trabalho, afirmou que a Faro forma hoje mais que empreendedores. “A Faro forma cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais”, conclui o docente