Funcionário da prefeitura estimula sem-tetos a invadir lotes da zonal Sul da capital
Na manhã desta terça-feira (27) alguns moradores do bairro Jardim Eldorado, zona Sul da capital, invadiram diversos lotes do bairro Lagoa com o apoio de um funcionário da Prefeitura de Porto Velho e pré-candidato a vereador pelo PC do B, engenheiro Manoel Neri.
Segundo uma das manifestantes, que se identificou como Fernanda, o funcionário de posse de documentos internos da prefeitura, estimulou a invasão do grupo de “sem tetos” que pleiteam tomar posse dos terrenos.
Fernanda apresentou à reportagem do Rondoniaovivo.com um mapa feito a mão por Manoel Neri, onde supostamente os invasores poderiam tomar posse. No mesmo mapa Manoel rascunha um pedaço da área com oito lotes, próximo a Fimca (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), que estariam disponíveis para invasão.
No terreno onde, segundo o funcionário municipal, estavam disponíveis os lotes, o marido de Fernanda tentou explicar toda a situação para a reportagem, mas a mulher lhe deu um “corte” e disse que a “tal área Manoel iria ver na prefeitura a situação”.
Contatado pela reportagem Manoel Neri explicou que a área onde os manifestantes estavam ocupando pertencia, de fato, ao diretor da Fimca, médico Aparício Carvalho, e disse que o mesmo possui todos os documentos legais da área. Porém, alegou que os outros lotes estão desocupados e com IPTU atrasado.
OUTROS LOTES
O engenheiro Manoel Neri, que é funcionário da SEMAD (Secretaria Municipal de Administração) disse que próximo a área da Fimca, onde estava o grupo de moradores que pleiteam oito lotes, existem outros diversos terrenos “sem dono”. Segundo o engenheiro, o mesmo possui um mapa da cidade com todos os terrenos que os donos não cuidam.
Para Neri, a luta por moradia é justa e deveria ser mais bem encampada por Roberto Sobrinho. Manoel prometeu investigar na Sempla novos lotes que podem ser direcionados para a população de baixa renda.
SEMAD
O secretário da Semad, Joelcimar Sampaio, disse em entrevista ao Rondoniaovivo que o funcionário público está em período de estágio probatório, tendo entrado para o serviço público em 2006.
Manoel, militante do PCdoB e amigo próximo do prefeito, foi nomeado por Roberto Sobrinho para fazer um inventário de imóveis da prefeitura de Porto Velho com o intuito de formalizar um relatório para a SEMUR (Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação) e SEMPLA (Secretaria Municipal de Planejamento) fazer novas políticas públicas de ocupação da cidade.