Os acadêmicos do 7º período do curso de Pedagogia da Faro estão, desde a tarde da última terça-feira, apresentando diversos seminários sobre a “Ação Pedagógica para Jovens e Adultos”. A atividade tem a coordenação da professora Inácia Damasceno, que justifica o evento: “É importante debater sobre o que dá certo nas escolas para jovens e adultos. Como por exemplo, trabalhar de forma interdisciplinar e valorizar a experiência de cada um”, disse Inácia, acrescentando que os seminários ajudam a discutir a formação do pedagogo para melhor atender na educação destes jovens e adultos.
A educadora esclarece que a Educação para jovens e adultos tem uma grande importância, e é onde se cumpre o direito assegurado pela Constituição e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante acesso e continuidade do ensino fundamental regular a todos os brasileiros. “Estamos preparando nossos alunos para que eles possam atuar, futuramente, também neste campo tão nobre e que dá a oportunidade de estudo àqueles que de alguma forma não tiveram”, explicou a educadora.
Os seminários fazem parte da disciplina de Educação de Jovens e Adultos, ministrada pela professora Inácia, e devem, segundo a coordenadora do curso de pedagogia da Faro, Benilce Mattos, ter continuidade durante o semestre. “Faremos outras apresentações no decorrer do semestre, abordando temas importantes como estes, para que nossos acadêmicos vivenciem os diversos aspectos da educação”, explicou Benilce, ressaltando a importância que a faculdade dá a esse tipo de atividade que cumpre com as metas do curso de pedagogia da Faro, dentre elas a de utilizar e realizar pesquisas que propicie conhecimentos sobre processos de ensinar e de apreender, em diferentes meios.
Durante esses dois dias também foram feitas apresentações de resenhas de obras como “Paulo Freire para Educadores da autora Vera Barreto”; “Educação à distância de Maria Luiza Belloni”; “Qualificação profissional - Uma tarefa de Sísifo de Cláudia Mattos” e “Analfabetismo Funcional - O mal do século de Daniel Augusto”. No site www.faro.edu.br diversas fotos do evento.