Secretaria de segurança orienta cartórios de Porto Velho sobre alto índice de falsificação de documentos

Secretaria de segurança orienta cartórios de Porto Velho sobre alto índice de falsificação de documentos

Secretaria de segurança orienta cartórios de Porto Velho sobre alto índice de falsificação de documentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania- Sesdec, Cézzar Pizzano, esteve reunido na manhã dessa quarta-feira (21) com os proprietários de cartórios do 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios da capital e com o diretor do Instituto de Identificação do estado, Pedro Mancebo, para tratar do alto índice de documentos falsificados apreendidos em cartórios. De janeiro até agora, foram apreendidos oito documentos falsificados no cartório Carvajal. Na reunião, o Adjunto orientou os tabeliões e sugeriu que cada cartório adquirisse um aparelho identificador de documentos falsos. “Quero com essa reunião criar um elo entre os cartórios, Polícia Civil e Instituto de Identificação para quando ocorrer um caso desses os tabeliões e funcionários saibam como proceder para garantir a segurança dos clientes e estabelecimento, uma vez que não tem como prender estelionatários no ato em que buscam a autenticação do documento”, argumenta. A iniciativa foi vista com bons olhos pelos cartorários que nunca tiveram uma reunião com autoridades da Sesdec que pudessem dar orientações sobre o assunto. Para estreitar esses laços, foi sugerida uma linha direta com o Instituto de Identificação e cartórios de todo o estado. O meio de comunicação, que pode ser via internet ou telefone, ainda está sendo definido. Como a falsificação engloba cartórios, agências bancárias e comércio, Pizzano se dispôs em trazer um especialista em fraudes de São Paulo para orientar cartórios, bancos e todos da área de investigação das policias. ”Porto Velho está preste dar um grande salto, de cidade pequena para uma grande metrópole e temos que estar preparados para o futuro. Com o crescimento da capital, os golpes irão se multiplicar. Com essa preparação vamos evitar desgaste entre a policia e os tabeliões gerados pela desconfiança devido às investigações”, finalizou o Adjunto.
Autoridades vítimas de falsificadores
O comandante da Policia Militar de Ariquemes, Coronel José Atílio Berno foi vítima de falsários. De posse da carteira de identidade e CPF falsos, a quadrilha trocou a conseguiu junto a agências bancárias talões de cheques, mas um dos integrantes, Rauni Cerilo Alves Brasil, foi preso. O cadastro dele já havia sido liberado para um empréstimo com valor alto numa financiadora com os documentos falsos. Os outros integrantes estão soltos e podem estar aplicando golpes na praça com cheques do oficial da PM. Outra vítima de estelionatário foi o desembargador Renato Martins Mimessi, do Tribunal de Justiça de Rondônia. O falsário tentou aplicar o golpe na Prefeitura de Itapuã D´Oeste, dizendo ser o desembargador e representante de uma empresa de computadores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS